Dia Nacional da Juventude

Diocese de Sobral (CE) envolve juventude na promoção da paz

Dia Nacional da Juventude será celebrado com entrega da cartilha do projeto diocesano “Sobral Curte Paz”

CNBB

A diocese de Sobral (CE) realiza neste sábado, 13, em Cariré (CE), o Dia Nacional da Juventude (DNJ), comemorado normalmente no final de outubro. Na ocasião, haverá a entrega da cartilha “Curtir a Paz é defender a vida – Não deixemos que nos roubem a paz”, uma ação do projeto diocesano “Sobral Curte Paz”. O DNJ, segundo membros da diocese, será um importante momento para divulgar a iniciativa.

“Sobral Curte Paz” é uma proposta do bispo diocesano, Dom Odelir José Magri, para transformar a realidade da região, que enfrenta o crescimento de gangues, tráfico de drogas e outras formas de violência. Iniciado no dia 13 de maio deste ano, o projeto tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a realidade local, a partir da palavra de Deus; promover a cultura da paz e buscar ações concretas contra a violência.

“Promover a cultura da paz é, em si, o processo, o aprendizado e a meta. O grande desafio é que essas mudanças não dependem apenas da ação dos governos, nem somente de uma mudança de postura individual. Elas precisam ocorrer em vários níveis: indivíduo, família, comunidade, organizações privadas e públicas e Estados nacionais”, explica Dom Odelir.

De acordo com o bispo, é necessário implementar a educação para a paz em diferentes realidades, como família, escolas, empresas e comunidades, formação de lideranças, promoção da participação cidadã e criação de espaços de cultura, arte, lazer e esporte. Estas e outras medidas reduzirão a violência por meio da implantação da desejada cultura de paz.

No dia 13 de cada mês haverá celebração eucarística nas igrejas da diocese.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo