Com dois santuários e 30 paróquias distribuídos em 13 municípios, a estrutura eclesiástica foi criada em 31 de julho de 1937 e está prestes a começar um período todo especial em sua trajetória. O Ano Jubilar de 75 anos de criação será aberto no domingo, 31, por meio de uma cerimônia na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, às 14h30. O Bispo Diocesano, Dom Benedito Beni dos Santos, lerá um decreto de abertura das comemorações, que duram até a Festa da Padroeira de 2012, em 15 de agosto.
"Queremos realizar este Ano no sentido de Jubileu conforme encontramos na Sagrada Escritura: um tempo de alegria e ação de graças à Santíssima Trindade. Queremos agradecer pelo dom da Diocese de Lorena. É também tempo de revisão de vida. Estamos procurando fazer com que todas as Paróquias façam balanço de sua caminhada. É tempo de olhar para a frente, programar o futuro. Procuraremos fazer uma programação para desenvolver ainda mais a vida da Igreja. Espero que, no final do Jubileu, nossa Diocese esteja bem renovada, ainda mais viva, fiel a Jesus e, sobretudo, missionária", ressalta Dom Beni.
Uma das grandes metas desse período é concretizar um plano missionário em todas as paróquias, preparando as pessoas para que se engajem na visita às famílias, escolas, prisões, locais de trabalho, hospitais e outros.
Acesse
.: Conheça o histórico da Diocese
.: Saiba mais sobre a Festa de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Diocese
Características da diocese
A tradição católica é muito forte, pois as populações possuem traços bastante próprios da vida rural, apesar dos sinais de crescente urbanização.
"Há um grande espírito de acolhimento. Todo o Vale do Paraíba tem tradição religiosa muito forte, que é fonte permamente de vida cristã para os que ali nascem. Essa riqueza profunda de 'reserva de catolicismo' tradicional pode tornar-se força de expansão e missionariedade para toda a Igreja do Brasil. Exemplo típico disso é a Canção Nova. Há também as paróquias do interior, que são muito vivas, de religiosidade católica muito profunda, arraigada", elenca o atual Arcebispo de Sorocaba (SP) e 7º Bispo Diocesano de Lorena (2001-2005), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.
A religiosidade popular é uma das marcas fortes do modo de viver a fé que forma a identidade da Diocese.
"Todas as nossas paróquias estão envolvidas pela religiosidade popular, que expressa também a cultura católica aqui do Brasil. Nossa Diocese também possui uma grande devoção mariana, seja por influência do Santuário de Aparecida, seja graças à devoção a Nossa Senhora da Piedade, sob cuja proteção nasceu a cidade de Lorena", afirma Dom Beni.
O escritor e apresentador da TV Canção Nova, Felipe Aquino, aponta como característica relevante da Diocese o aspecto da fidelidade ao Magistério da Igreja. "Todos os bispos primaram por um respeito ao Papa muito grande, devoção profunda a Nossa Senhora, à Eucaristia, as Semanas Santas muito bem celebradas", diz.
O salesiano padre Mário Bonatti possui 50 anos de sacerdócio, grande parte vivido em Lorena. Segundo ele, o Ano Jubilar é ocasião para comemorar uma vida repleta de bênçãos e trabalho de evangelização. "Devemos agradecer muito a Deus, pois Ele fez, através desta diocese, grandes maravilhas para o Seu povo".