A Diocese de Jundiaí comemora 40 anos de sua criação na Festa da Epifania, em 7 de janeiro de 2007. Para essa a celebração, a Igreja de Jundiaí dedicou todo o ano de 2006 à sua preparação, realizando vários eventos comemorativos: a celebração de abertura do ano de preparação, com o envio dos padres José Luiz e Venilton para a missão em Marabá; a visita da imagem de Nossa Senhora do Desterro a todas as paróquias; a publicação do “Guia Diocesano”; a realização da Expo Social Diocesana; a realização das Assembléias Paroquiais, Regionais e Diocesana de Pastoral.
Nos dias 5, 6 e 7, haverá uma intensa programação para marcar a data, contando com presença do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri.
Na sexta-feira, dia 5, às 19h30 será ordenado presbítero o diácono Ivan de Oliveira, na Paróquia Nossa Senhora de Montenegro, em Jundiaí.
No sábado, dia 6, o Núncio Apostólico será recepcionado na cidade de Jundiaí por volta das 12h. Às 16h30, dom Lorenzo abençoará as obras de ampliação do Seminário e presidirá uma Celebração Eucarística. Na ocasião, dom Gil Antônio Moreira, bispo diocesano, lançará seu livro “Evangelizando”, com textos sobre a vida diocesana nestes três últimos anos.
No domingo, dia 7, às 9h, o Núncio Apostólico, juntamente com autoridades locais, inaugurará o busto de Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, à Praça Lions (Avenida Nove de Julho com Avenida União dos Ferroviários) e, logo em seguida, fará a inauguração das Ruas Dom Roberto Pinarello de Almeida (antiga Rua do Seminário) e Dom Amaury Castanho (antiga Rua Colina), em Jundiaí.
O ponto alto das comemorações será a solene Concelebração Eucarística, presidida pelo Núncio Apostólico, dom Lorenzo, no domingo dia 7, às 15h, no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Nicolino de Lucca” (Bolão), Jundiaí. Após a missa, será lançado o vinho comemorativo, simpática doação da empresa Cereser, com o qual a Diocese quer também homenagear o fabricante do vinho de missa no Brasil, o venerando sr. Humberto Cereser, falecido em 1936. Nesse momento será feito um brinde em honra do Santo Padre, representado pelo Núncio Apostólico.
“Todos estamos muito empenhados na preparação dessa grande e importante festa. Esperamos contar com a participação de grande número de fiéis de nossa Igreja Particular, com representações de todas as paróquias e comunidades”, afirmou dom Gil.