Evangelização

Diocese de Itabuna conclui as Santas Missões Populares

A Diocese de Itabuna (BA) realizou o encerramento das Santas Missões Populares no domingo, 4. A iniciativa aconteceu desde o dia 24 de agosto. A Missa da perseverança concluiu o evento numa celebração que reuniu mais de 50 mil pessoas, no estacionamento da Câmara Municipal/Praça Rio cachoeira.

Além dos fiéis das 14 paróquias de Itabuna, onde aconteceram as Santas Missões, participaram diversas caravanas de outras 19 cidades que integram a Igreja local.

Momento marcante na diocese

No último dia 31 de agosto, a diocese realizou uma procissão luminosa que reuniu milhares de fieis das 14 paróquias e de mais de 40 capelas comunitárias. Nas mãos, velas e tochas acessas, numa demonstração de fé e perseverança.

“O sentimento de fé e a oração suplicante dos participantes eram tão expressivos, que ficava evidente o desejo de quererem proclamar a todos os demais habitantes de Itabuna que Jesus Cristo é a luz do mundo, o Senhor da Vida que rompe a escuridão do pecado e da morte”, comentou o jornalista da diocese, Erivaldo Bomfim.

A cidade, devido aos elevados índices de homicídios contra os jovens, motivados na maioria das vezes pelo tráfico e consumo de drogas, figurou em 2009/2010 como uma das mais violentas do País.

“Itabuna precisa voltar-se urgentemente para Jesus Cristo, e as Santas Missões está sendo um momento de graça e bênção em que nós católicos clamamos aos céus para que Deus afaste de nós toda treva da violência e das drogas, que muita dor tem trazido às famílias da nossa cidade”, disse a comerciária Neusa Maria de Jesus, que participou com muita devoção da Procissão Luminosa. Divididos em grupos de duas, três, quatro e de até cinco paróquias, os fiéis finalizam a caminhada em diversos pontos da cidade.

Na Praça Laura Conceição, em frente à Catedral diocesana, estavam reunidos os paroquianos de Nossa Senhora da Conceição, Santa Maria Goretti, Nossa Senhora das Vitórias e de São José. Liderados pelo bispo dom Ceslau Stanula, e acompanhados por missionários redentoristas e padres do clero local, os participantes entoaram os versos “Deixa a luz do céu entrar” e, em seguida, ergueram as velas para renovar a profissão de fé, as promessas batismais e a consagração das famílias à Nossa Senhora.

Um momento de emoção ficou reservado ao ato de inauguração do marco das Santas Missões, quando um cruzeiro de quase 20 metros de altura foi erguido e iluminado na Praça da catedral.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo