Celebração

Diocese de Guaxupé abre comemorações para centenário

Situada no sul-sudoeste de Minas Gerais, a Diocese de Guaxupé abrirá, oficialmente, as comemorações de seu centenário no dia 03 de fevereiro.

A diocese atende a uma população estimada em 857.374 habitantes e possui atualmente 84 paróquias distribuídas em 41 municípios e 11 distritos, divididas em sete setores pastorais: Poços de Caldas, Areado, Alfenas, Guaxupé, Paraíso, Cássia e Passos.

Nessa primeira ocasião, às 9h, haverá procissão com a imagem da padroeira, Nossa Senhora das Dores, em direção à Catedral diocesana para a celebração.

Durante a celebração será entregue a Cruz missionária da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a cada representante jovem das paróquias e, em seguida, será lido o decreto de abertura das celebrações e atividades do centenário e promulgação de concurso para hino comemorativo.

Padre Gilvair Messias, responsável pela comunicação da diocese, destacou que celebrar é a alma da Igreja.

“Fatos, o cotidiano feito e refeito ao longo do tempo, a história de cada pessoa – sua santificação no mundo, sinais humanos da graça de Deus, tudo celebrado na ação litúrgica cristã”, afirmou.

No calendário das comemorações em 2013, destacam-se Juventude e Ano da Fé. Para o dia 03 de março, espera-se uma grande participação de jovens de todas as paróquias para o ‘Bote Fé’, evento para acolhida diocesana aos ícones da Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se no próximo mês de julho. Das 15 às 17 horas, acontecerão várias atividades juvenis, compreendendo a celebração da eucaristia e show com a Banda Dominus, grupo de ‘axé’ religioso que, em parceria com a CNBB, participa desde 2011 em vários eventos de Bote Fé no Brasil.

De março a dezembro, estão previstos estudos, nos conselhos de pastoral paroquial e setorial, de subsídios com questões aprofundadas da fé cristã, além de folder informativo para entrega nas celebrações dominicais.

A grande festa culminará no dia 03 de fevereiro de 2016. A Diocese de Guaxupé foi criada em 03 de fevereiro de 1916 pelo Papa Bento XV, desmembrada da então Diocese de Pouso Alegre. Atualmente a diocese é conduzida pelo bispo, Dom José Lanza Neto.
 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo