A diocese de Campina Grande lançou, na sexta-feira, 18, o Observatório Social, organismo que irá fazer o controle das políticas públicas que devem beneficiar a população do Nordeste. O lançamento aconteceu no encerramento do Seminário que discutiu alternativas para o desenvolvimento da região.
Segundo o Bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, o Observatório Social será um organismo diocesano que “pretende contribuir para melhor conhecer a realidade socioeconômica do Brasil, do Nordeste, especialmente, a vulnerabilidade, a pobreza e a exclusão social, suas causas e manifestações”. Ainda segundo o bispo, a ideia é “superar a fragmentação das diversas ações sociotransformadoras de ONGs e de outras instituições e organismos para consolidação de um processo de Desenvolvimento Regional Sustentável”.
O Observatório Social deverá se instalar na diocese de Campina Grande com parcerias de poderes públicos e instituições que buscam o equilíbrio no desenvolvimento da região Nordeste. Seu lançamento aconteceu como ação concreta do Seminário Regional, promovido pela diocese, o Centro de Ação Cultural (Centrac), a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande.
O tema do evento foi “A dinâmica socioeconômica do Brasil e as alternativas para o Nordeste”. Durante o Seminário, vários estudiosos, representantes dos poderes públicos e especialistas apresentaram a situação do Nordeste, especialmente da Paraíba, discutindo propostas e alternativas para seu desenvolvimento. O Seminário Regional aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de novembro.