Troca de lideranças

Dilma escolhe Chinaglia para liderar governo na Câmara

A presidente Dilma Rousseff oficializou nessa terça-feira, 13, a troca na liderança do governo na Câmara, com a escolha do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), em meio à insatisfação generalizada entre aliados governistas no Congresso.

Ele substituirá Cândido Vaccarezza (PT-SP), que havia anunciado sua saída na manhã dessa terça-feira, após conversa com Dilma. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) ocupará o lugar exercido por Romero Jucá (PMDB-RR) na liderança do Senado, em outra mudança oficializada pelo governo, mas já dada como certa na véspera.

A troca, sob pretexto de implantar um "rodízio" nos cargos, ocorre uma semana após uma derrota pessoal de Dilma no Congresso, que deixou explícita a tensão na base governista: a rejeição, no Senado, à recondução de Bernardo Figueiredo à diretoria-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Chinaglia ocupa seu quinto mandato seguido como deputado federal. Foi presidente da Câmara, líder do PT e do governo na Casa durante os mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Vou conversar com todos os líderes porque só aí que nós vamos ter a exata dimensão se tem problema, qual é o problema, em que nível está cada problema", disse Chinaglia a jornalistas após ter seu nome confirmado na liderança

Ele afirmou que deverá se reunir com líderes da base nesta quarta-feira pela manhã.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo