Reconhecimento

Dom José Luiz Azcona recebe título doutor honoris causa da UFPA

Título é considerado o mais alto dos graus universitários; trajetória de Dom Azcona é marcada  pela defesa dos direitos humanos

Da redação, com Rádio Vaticano

Dom Azcona receberá título de Doutor Honoris Causa /Foto: Reprodução Rádio Vaticano

Nesta segunda-feira, 23, Dom José Luiz Azcona Hermoso, bispo emérito da prelazia do Marajó, no estado do Pará, recebe da Universidade Federal do Pará (UFPA) a outorga do título de doutor honoris causa.

Considerado o mais alto dos graus universitários, o título é concedido a personalidades que se destacaram pelo saber ou pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou do melhor entendimento entre os povos. 

Dom Azcona é espanhol de Pamplona e chegou como missionário ao arquipélago do Marajó em 1985. Dois anos depois, foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II e assumiu a Prelazia do Marajó. Ele é defensor dos direitos humanos, destacadamente na luta contra o tráfico de pessoas e exploração sexual de menores, e de uma sociedade fundamentada na justiça social – batalhas que já lhe custaram inúmeras ameaças de morte. 

Em declaração à Rádio Vaticano, Dom Azcona afirma que mais do que um reconhecimento pessoal, esta outorga levanta um questionamento a ser refletido sobre o papel das Universidades na América latina e, de modo especial, na Amazônia. É preciso analisar, segundo ele, se as universidades são instituições que servem à sociedade com qualidades éticas e humanas, para determinar o desenvolvimento integral de que a Amazônia tanto necessita, ou se são uma forma de prosseguir o elitismo, uma área para privilegiados nesta sociedade, que continua precisando de igualdade, fraternidade e autêntica paz.

O bispo acredita que é preciso formar ética e moralmente os estudantes para que a profissão também esteja ligada a serviços, para gerar, em áreas que precisam, igualdade e fraternidade.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo