Iniciativa de oração

Dia Nacional Mariano: Santuário Nacional convida a rezar pelo Brasil

Santuário Nacional promoverá todo dia 12 de cada mês momentos de oração pelo Brasil 

Julia Beck
Da redação

Santuário Nacional promoverá durante 2018 momentos de oração no “Dia Nacional Mariano” /Foto: Wesley Almeida/Canção Nova

A partir deste mês de janeiro, o Santuário Nacional de Aparecida celebrará em todo dia 12 de cada mês o “Dia Nacional Mariano”. A iniciativa é considerada um fruto dos festejos dos 300 Anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, celebrados em 2017, e pretende convocar todos os fiéis para um dia de oração pelo Brasil.

Segundo o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, o dia 12 já é considerado uma data especial de oração. “Começou com a cerimônia do manto em uma capela reservada, depois esta cerimônia foi trazida para o altar central com a celebração da coroação de Nossa Senhora – em preparação para a grande coroação do mês de outubro – e, a partir daí, nós tivemos esta inspiração de continuarmos, em cada dia 12, com um momento de oração”, contou o sacerdote.

O grande diferencial, o ano eleitoral, é o que marcará o projeto do Santuário Nacional. “Neste ano, nós temos esta situação especial de Brasil, que é o ano eleitoral, ano em que o povo brasileiro pode começar a mudar a sua história (…). Nosso objetivo será rezar por essa realidade”, afirmou o sacerdote.

Padre João Batista comentou ainda sobre a programação desta sexta-feira, o primeiro Dia Nacional Mariano do ano. “Nós teremos a missa das 9h, seguido de um momento oracional — o momento ‘Maria que nos leva a Jesus’ —, depois um momento celebrativo, exposição do Santíssimo (…) e outras ações em intenção pelo Brasil”.

A iniciativa a ser concretizada na Basílica Nacional foi criada, segundo o reitor do Santuário, para ser expandida e espalhada por todo o país, nas dioceses, comunidades e nas famílias brasileiras. A intenção, de acordo com o padre João Batista, é que as pessoas se reúnam para rezar no dia oficial de Nossa Senhora Aparecida.

Reitor do Santuário Nacional, padre João Batista, durante coletiva  de laçamento do projeto “Eu sou o Brasil Ético” e do “Dia Nacional Mariano”/Foto: Reprodução CN

Dois projetos, uma mesma intenção

O “Dia Nacional Mariano” estará ligado a outro projeto iniciado também neste mês de janeiro no Santuário Nacional, a campanha “Eu sou o Brasil Ético”. A iniciativa convoca os cristãos a refletirem sobre os valores que pautam suas ações e, assim, tomar atitudes concretas para construir um país diferente. De acordo com o padre João Batista, enquanto o dia 12 incentivará a oração, o outro projeto do Santuário irá além.

“Nós queremos mais do que rezar pelo Brasil, provocar no povo brasileiro o desejo de ser de fato ético, referência. (…) A sociedade, como um todo, precisa olhar para um devoto de Nossa Senhora Aparecida e sentir: ‘Opa, este aqui é um devoto de Nossa Senhora’. Nós temos que ser éticos e ser ético é contribuir para que outra pessoa também tenha uma vida de qualidade”, afirmou o sacerdote.

A cada mês, os dois projetos do Santuário abordarão juntos as mesmas temáticas. Segurança, saúde, educação, fé, esperança, caridade, honestidade, ordem e progresso, voto, mudança e futuro serão assuntos contextualizados nos 12 meses de 2018 por meio de palestras, pregações, momentos de oração, debates, e outras atividades.

Leia mais
.: Santuário Nacional de Aparecida lança projeto “Eu Sou o Brasil Ético”

Brasil restaurado

Neste ano, além das iniciativas lançadas em janeiro, o Santuário Nacional celebrará os 40 anos do restauro da imagem de Aparecida. Quebrada em maio de 1978 em mais de 200 pedaços, a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida foi encaminhada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde a artista plástica e chefe do Departamento de Restauração, Maria Helena Chartuni, a reconstituiu.

Fiéis fotografam imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi quebrada e restaurada / Foto: Wesley Almeida/Canção Nova

A data é, de acordo com o padre João Batista, além de uma oportunidade de celebrar o “reencontro” da imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma chance de todos os fiéis também se restaurarem. “Este elemento histórico, factual de Aparecida, também nos obriga a convocar o Brasil para um processo de restauração, a imagem do Brasil está desfigurada”, sublinhou.

“Assim como naquele evento, naquele fato ruim, a imagem foi totalmente quebrada, o povo brasileiro também está em pedaços, então agora é a hora de nós sermos os artistas da restauração, por isso nos meses de maio, junho, julho e agosto nós teremos algumas ações pontuais para dizer: ‘Olha nós temos esperança, porque a imagem de Nossa Senhora também passou por este processo, ela também foi restaurada!”, concluiu o reitor do Santuário Nacional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo