Devoção

Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria: saiba mais sobre este projeto

Projeto de Lei já passou pela Câmara e segue para o Senado; se aprovado, Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria deve ser em 7 de outubro

Huanna Cruz
Da Redação

Foto: Arquivo Canção Nova

Um dia para celebrar o Rosário da Virgem Maria, unindo os católicos e resgatando a fé. Essa é a proposta do Projeto de Lei 4943/23, que institui o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria. Já aprovado, por unanimidade, na Câmara dos Deputados no último dia 25, o projeto segue para o Senado. 

A data prevista para celebração é o dia 7 de outubro de cada ano. O projeto é de autoria da deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP). Com o terço nas mãos, recebido pelo Papa Francisco, durante Missão Oficial da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, recentemente na Itália, a parlamentar falou na tribuna. “Esta data irá unir todos os católicos apostólicos romanos de nosso País e iremos resgatar nossa fé”, afirmou a parlamentar.

Já o relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), lembrou que o Rosário da Virgem Maria é uma prática de devoção amplamente difundida na cultura religiosa do Brasil. “Por séculos, ele tem sido um símbolo de fé, esperança e proteção para os crentes, proporcionando conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade”, afirmou.

“É com o Rosário que o nosso coração se acalma ao abrir uma corrente para o espírito e se conectar com o divino. O Rosário é “arma” espiritual na luta contra o mal, contra a violência, pela paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo. Que no dia 7 de outubro de cada ano, ao meio-dia, nós, católicos, possamos juntos fazer a oração do Rosário da Virgem Maria”, acrescenta a deputada federal Simone Marquetto.

É em 7 de outubro que a Igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora do Rosário, que apareceu a São Domingos de Gusmão em 1208, na França, e entregou a ele um Rosário. A oração do Rosário é um pedido de Nossa Senhora em suas 16 aparições pelo mundo reconhecidas pelo Vaticano.

A deputada ressalta que o Rosário contém as duas orações principais do Cristão: o Pai Nosso, ensinado por Jesus (segundo o evangelho Mateus 6, 9 – 13), e a Ave Maria (segundo o evangelho de São Lucas 1,28).

No último dia 11 de outubro, uma sessão solene na Câmara dos Deputados renovou o título de generalíssima do Exército concedido a Nossa Senhora Aparecida. “Se nós estamos dando e renovando o título de generalíssima do exército, como é que essa general do exército atua? Com as armas espirituais e a arma espiritual de Nossa Senhora é o Santo Rosário, que contempla todos os mistérios da vida de Jesus, que começa pelo sim de Nossa Senhora, aquilo que Deus deseja para a humanidade, a salvação da humanidade passa pelo Sim dela”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo