ESSENCIAIS

Dia Nacional do Fisioterapeuta recorda a importância desses profissionais

A fisioterapia completa cinquenta anos de organização profissional no Brasil. Neste Dia Nacional do Fisioterapeuta, a data reforça o papel essencial desses profissionais na reabilitação e na qualidade de vida de milhões de brasileiros.

Reportagem de Aline Imercio
Imagens de Gilberto Pereira, Lucas Franco e arquivo

Aos 15 anos e com diagnóstico de escoliose, Amanda passou por cirurgia e recebeu 24 pinos na coluna. “Foi numa queda na calçada de casa, que eu caí e o meu pai viu que eu tava com um pequeno desvio, na cintura, foi fazendo raio X que a gente descobriu que eu tinha escoliose”, lembrou a nutricionista, Amanda Rodrigues.

A cirurgia bem-sucedida livrou Amanda das dores, mas nem sempre é assim. De acordo com o Ministério da Previdência Social, problemas ligados à coluna foram os que mais afastaram trabalhadores em 2024. “A gente tem entre as principais situações, hérnias de disco, alterações biomecânicas da coluna lombar. E isso costuma fazer muitas pessoas se afastarem, assim, porque ela gera uma dor bastante limitante”, constou o ortopedista, David Del Giglio. 

Para sua recuperação, Amanda contou com a ajuda de fisioterapeutas, classe profissional muito importante na reabilitação. Em 2025, os conselhos nacional e regional de fisioterapia e terapia ocupacional celebram 50 anos. Meio século da regulamentação da profissão de fisioterapeuta. “Nós nascemos uma profissão técnica e hoje nós somos uma profissão de alta complexidade que precisa passar pelo crivo do ensino superior para se tornar uma profissão com conselho de classe e com lei regulamentar, o que torna a nossa complexidade, uma importante entrega de solução para sociedade”, apontou o presidente do Crefito-3, Raphael Ferris.

Além do tratamento com fisioterapeuta, quem sofre problemas na coluna deve manter acompanhamento médico e seguir dicas básicas para a prevenção. “A gente deveria sempre fazer uma atividade física de forma regular. Pelo menos de três a quatro vezes por semana, manter um peso adequado e evitar situações de estresse, tais como traumas e essas situações”, concluiu David.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo