23 de outubro

Dia Mundial das Missões é celebrado neste domingo

O Dia Mundial das Missões celebrado neste domingo, 23, tem como objetivo intensificar orações e cooperar com as obras missionárias em todo o mundo

Da redação, com agências

Dioceses, paróquias e comunidades de todo mundo participam da Campanha Missionária que inclui neste sábado, 22, a coleta por ocasião do Dia Mundial das Missões, celebrado no domingo, 23. Durante todo o mês de outubro, a Igreja comemora o “mês das missões”, que intensifica as orações e coopera com as obras missionárias.

Neste ano, o lema é: ‘Deus viu que tudo era muito bom! (Gn 1, 31)’ e o tema proposto, “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”, está relacionado com a Campanha da Fraternidade 2016 e com a Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, sobre o cuidado com o meio ambiente.

Na Carta, o Santo Padre afirma que a existência humana se baseia sobre três relações fundamentais intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra.

Três formas de cooperação missionária

Existem três formas de cooperação missionária: a oração, o material e o deslocamento. De acordo com o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim, a consciência passa pela oração, pela escuta da palavra de Deus.

O material é incluso no momento da coleta, que é realizada nas missas, enviada às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

E a terceira forma é se deslocar, colaborar com comunidades ou dioceses vizinhas por exemplo. “O Papa Leão XIII resumia essas três formas de cooperar dizendo: a missão se faz com o joelho dos que rezam, as mãos dos que partilham e com os pés daqueles que partem”, afirma o padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo