Mês da Bíblia

Dia da Bíblia: experiências e métodos de vivência com a Palavra de Deus

Experiências e métodos acompanham diversas pessoas que, a partir da vida cristã, colocam as Sagradas Escrituras no centro de suas ações

Ronnaldh Oliveira
Da Redação

Igreja dedica o mês de setembro às sagradas Escrituras / Foto: Arquivo Canção Nova

Neste mês de setembro, a Igreja celebrou o mês da Bíblia e com isso, inúmeras ações foram realizadas em todo o território nacional. Pastorais, congregações, movimentos e famílias se articularam a partir de suas espiritualidades para melhor vivenciarem os dias que culminam na memória litúrgica de São Jerônimo, tradutor dos livros Sagrados, comemorado nesta sexta-feira, 30.

Todo os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. Em 2022, o livro escolhido foi o de Josué e o lema bíblico inspirador foi “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9).

O Jornalismo Canção Nova, durante todo o mês, lançou experiências e métodos que pudessem auxiliar o povo de Deus na relação com os livros bíblicos.

Os Jesuítas

A espiritualidade da Companhia de Jesus, enraizada na Palavra de Deus, apresenta-se nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, instrumento privilegiado para ajudar no encontro do ser humano com seu Senhor.

Inserido apaixonadamente em seu tempo e em seu mundo, Inácio, de nenhuma maneira, estava preocupado em propor uma nova doutrina teológica, nem uma ideologia ou nova moral. Ele encontrou, experimentalmente, sua maneira pessoal de mergulhar na aventura do espírito, sistematizou o método e o propôs a outros, junto da Bíblia.

O centro de sua proposta não consiste no conteúdo doutrinal, mas nas indicações práticas do método de exercício para tocar, ativar, assumir e fortalecer as estruturas profundas da pessoa e, assim, dar novo sentido à própria existência.

Os Exercícios Espirituais constituem-se como um caminho a percorrer, uma maneira vital de dispor-se inteiramente à ação do Espirito (“deixar-se conduzir por Ele”), que transforma e liberta o coração de todo desejo desordenado, para buscar, encontrar e realizar a vontade de Deus na própria vida de quem procura fazê-los.

Assista ao vídeo: 

A Família

A espiritualidade na vida familiar é uma grande ferramenta para viver com maior plenitude e dar à vida um sentido transcendente. A Sagrada Escritura, quando inserida no seio familiar, pode produzir frutos, inclusive musicais.

A Família Scatambulo reza cantando e compartilha suas experiências com a Palavra de Deus a partir de composições próprias e litúrgicas. Realiza essa missão pastoral não só em Maringá (PR) mas em outras localidades do Estado, como também em São Paulo.

Compreendem que, rezando juntos, podem eles crescer na missão de, em família, edificar vidas. A jovem estudante de Nutrição, Mariana Scatambulo, afirma que todas as noites ela e seus irmãos se dirigem ao quarto dos pais para rezarem juntos antes de dormir. Essa ação, alinhada ao que partilham do Evangelho, os inspiram nas composições.

Acompanhe o testemunho de Mariana e de sua família: 

A Bíblia no Dia a Dia

“A Bíblia no meu dia a dia”, criado por monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, consiste no método que, após a leitura e a oração, a pessoa escreve em seu diário espiritual as promessas de Deus, as ordens d’Ele, os princípios eternos, as mensagem divinas e como aplicar aquela palavra no seu dia a dia.

Assumido pelo carisma Canção Nova, missionários e colaboradores difundem essa experiência que, ao longo do tempo, tem se mostrado eficaz. No vídeo a seguir, Monsenhor Jonas explica o passo a passo dessa pedagogia:

Movimento dos Focolares

A aventura da unidade, iniciada por Chiara Lubich, tinha um só “texto”: a Bíblia, o Evangelho, a Palavra de Deus. Para ela e suas companheiras, a vida que levava a Deus existia somente nas páginas do Evangelho.

Foi naquele período que, não por acaso, tomou corpo uma prática já intuída por Chiara quando era professora, e que se generalizou em todo o mundo do focolare, e não só: a “Palavra de Vida”.

Viviam uma frase do Evangelho e a grande novidade, para aqueles tempos, era que Chiara e suas primeiras companheiras, para estimularem-se reciprocamente e crescerem juntas, contavam umas às outras os frutos que a vida da Palavra tinha provocado nelas.

No último vídeo da série, você pode conferir a experiência contida nessa espiritualidade e o quanto mudou a vida do jovem Felipe Pasquoto:

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo