15 de fevereiro

"Dia D" de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

Segundo o Ministério da Saúde, 42 mil postos de saúde estão abertos para vacinação contra o sarampo

Da redação, com Ministério da Saúde

Os postos de vacinação de todo o país ficarão abertos neste sábado, 15, para o dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo. Nesta terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação o público-alvo são crianças e jovens de 5 a 19 anos. Até o dia 13 de março, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 3 milhões de pessoas nesta faixa etária.

O dia “D” de mobilização nacional é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde. O objetivo é reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário e conter o avanço de casos e óbitos pela doença. Durante o Dia D, os postos de saúde de todo o país abrem no sábado para vacinar crianças e jovens de 5 a 19 anos, público-alvo da campanha.

O Brasil ainda está com transmissão ativa de sarampo. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. Ou seja, é alto o poder de contágio. A estimativa é de que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

No ano passado, foram registrados 18.203 casos confirmados e 15 óbitos. Neste ano, até 8 de fevereiro, há registro de 337 casos confirmados em oito estados: São Paulo (136), Rio de Janeiro (92), Paraná (64), Santa Catarina (22), Rio Grande do Sul (11), Pernambuco (7), Pará (4), e Alagoas (1). Do total, 67,7% dos casos confirmados estão concentrados na Região Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro). As crianças são ainda mais vulneráveis a sequelas e óbitos.

Estratégia do Ministério da Saúde

Com o objetivo de interromper a transmissão do sarampo, eliminar a circulação do vírus e garantir altas coberturas vacinais, o Ministério da Saúde traçou uma estratégia nacional. As duas primeiras etapas já ocorreram em 2019, com a realização de campanha de vacinação nacional, em outubro, de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. A segunda etapa aconteceu em novembro para a população de 20 a 29 anos.

Dando continuidade às ações em 2020, outras duas etapas de mobilização nacional devem ocorrer, além da prevista para este mês de fevereiro: junho a agosto, para reforço do público de 20 a 29 anos de idade, mais suscetíveis ao sarampo; e em agosto para a população de 20 a 59 anos de idade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo