ROUBOS

Descubra dicas para evitar arrombamentos de casas nas férias

Contatar a vizinhança e policiais da segurança pública auxilia na prevenção de furtos

Reportagem de Vanessa Anicio e Vitor Ferreira

Janeiro é tempo de viagem e descanso para muita gente. Mas, enquanto as casas ficam vazias, a preocupação com a segurança aumenta. Em todo o Brasil, cresce o número de assaltos a residências nesta época. Criminosos se aproveitam da ausência dos moradores e deixam prejuízos que vão muito além do material.

Mês de férias e a expectativa pela tão sonhada viagem de descanso muitas vezes divide espaço com a preocupação que muitos moradores têm, com possíveis furtos e arrombamentos durante o período que não estarão em casa. Crimes que podem ser facilitados por ações inocentes. “O que a gente recomenda? que esse cidadão, nesse momento de qualidade, de viagem, repasse essas informações para aqueles vizinhos que estão incluídos em redes de proteção, pro policial militar de referência da base de segurança comunitária do bairro, de maneira que o policiamento esteja mais atento para essa situação e não postar na rede social”, visou o porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo. 

Segundo dados do último anuário divulgado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, os furtos consumados em residências seguem entre as principais ocorrências contra o patrimônio no estado, com alta no mês de janeiro.

Diante do aumento nos arrombamentos, a Polícia Militar tem intensificado o policiamento em áreas residenciais e destaca a importância da cooperação entre vizinhos para identificar atitudes suspeitas e prevenir crimes. 

“Parceria também entre polícia e comunidade é mais um esforço que vai aumentar uma segurança pública de qualidade”, reforçou o capitão Veríssimo. 

E medidas simples podem fazer toda a diferença. Pequenos cuidados ajudam a evitar prejuízos e transtornos e garantem um retorno mais tranquilo para a casa. “A tecnologia é uma aliada da segurança pública. Logo, quando o morador tem essa possibilidade, é algo que ele deve investir, inclusive compartilhar essas imagens com a Polícia Militar, porque muita das vezes o cidadão ele não foi vítima diretamente de um crime, mas alguma infração penal aconteceu na via pública e ele pode contribuir com a segurança pública por meio de informação”, alertou o porta-voz. 

“Caso um morador perceba uma movimentação diferente, qual é o procedimento que ele tem que fazer até para se manter seguro?” – ”Diante de qualquer suspeita, acione a Polícia Militar imediatamente via 190, descreva as características. É muito importante que o cidadão tenha esse olhar, essa observação como está vestido, as cores”, concluiu o capitão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content