Nesta segunda-feira, 29, é lembrado o Dia Mundial da Psoríase. Uma campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tenta conscientizar as pessoas de que a doença não é contagiosa e pede o fim do preconceito. O movimento conta com o apoio de associações de pacientes em diversos estados.
No último dia 26, a SBD realizou mais uma ação de sucesso com a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase. Médicos voluntários estiveram em 50 postos de esclarecimento espalhados por 17 estados de todas as regiões do país ministrando palestras, distribuindo fôlderes informativos e prestando esclarecimentos sobre a doença à população.
Sobre a doença
A psoríase é uma doença imuneinflamatória crônica da pele que afeta aproximadamente 3% da população mundial. É bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.
Até hoje não se sabem os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.