100 anos

Dehonianos celebram fim do centenário da congregação em Taubaté

Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus festeja, desde fevereiro, os 100 anos da presença Dehoniana em Taubaté (SP)

Da redação, com Assessoria dos Dehonianos

/ Foto: Divulgação – Dehonianos

Nesta quarta-feira, 27, é celebrado o encerramento das celebrações dos 100 anos da presença Dehoniana na cidade de Taubaté (SP) – (1919-2019). Uma missa solene será presidida pelo bispo diocesano da cidade, Dom Wilson Luís Angotti Filho, às 19h30, no Convento do Sagrado Coração de Jesus (Avenida Francisco Barreto Leme, 550 – Taubaté). Dom Wilson é o sétimo bispo de Taubaté, sendo o primeiro, Dom Epaminondas Nunes, quem convidou os dehonianos para se instalarem na cidade, no início do século 20.

Pintura do padre Dehon/ Foto: Divulgação – Dehonianos

Após a celebração, será realizado, no auditório da Faculdade Dehoniana, o lançamento do “Diretório Espiritual”, publicado em 1919 pelo fundador da congregação, o francês padre João Leão Dehon. Essa é a primeira edição brasileira desse livro referencial.

Uma homenagem ao padre José Fernandes de Oliveira – popularmente conhecido como padre Zezinho –, também marcará a noite festiva. O sacerdote festejará 50 anos do lançamento do seu primeiro LP, disco de vinil, realizado em 1969.

A Faculdade Dehoniana lançará também nesta quarta-feira, 27, um número especial da sua revista TQ – Teologia em Questão, dedicado à vida e à obra do padre Zezinho. Também será inaugurado o Portal “www.dehonbrasil.com.br” que divulgará as obras dehonianas no Brasil e no mundo.

O evento contará com a presença do atual Superior Provincial da Alemanha, padre Heinz Lau, e do representante do Governo Geral dos Dehonianos, vindo de Roma, padre Juan José Arnáiz Eckert. Também estarão presentes os padres dehonianos: Ronilton Santos de Araújo (Superior Provincial do Brasil), Djalma Lúcio Tuniz (Reitor do Convento do Sagrado Coração de Jesus de Taubaté), João Carlos Almeida (Assessor de Comunicação da Província do Brasil), e Marcelo Batalioto (Diretor Geral da Faculdade Dehoniana).

Os primeiros dehonianos (irmãos e padres do Sagrado Coração de Jesus) chegaram ao município em 1919. Desde a data, foi fundada a Editora SCJ, o Convento do Sagrado Coração de Jesus e a Faculdade Dehoniana, além de terem sido formados mais de mil padres na cidade de Taubaté.

Um ano de comemorações

A abertura do ano que marcou os 100 anos da presença Dehoniana em Taubaté, aconteceu em fevereiro. Em março, foi inaugurado o Memorial dedicado a cuidar, preservar e divulgar a obra dos comunicadores dehonianos, especialmente a obra completa de padre Zezinho. Em maio, uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Taubaté homenageou todos os dehonianos que ajudaram a construir a cidade e projetá-la para o mundo todo. 

Sacerdote dehoniano, padre João Carlos Almeida, o padre Joãozinho, faz um balanço das comemorações, comenta os frutos da presença dehoniana em Taubaté e destaca ainda como é ser um sacerdote do Sagrado Coração de Jesus. Ouça abaixo: 

Um dos pontos altos do centenário foi o Show Amigos do Coração, realizado no dia 8 de junho, que reuniu alguns dos maiores nomes da música católica e da música popular brasileira: padre Zezinho, Fagner, Zeca Baleiro e Renato Teixeira, a do Grupo Ir ao Povo e Cantores de Deus. O show contou com a presença de quatro mil pessoas.

Foi promovido no último mês de outubro, pela Faculdade Dehoniana, uma “Semana Filosófica e Teológica” com temas dehonianos.

Padre Zezinho

Segundo a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, padre Zezinho é a pessoa que melhor simboliza a história do centenário, já que saiu ainda criança de Machado (MG) para entrar no seminário dehoniano de Taubaté. O sacerdote é conhecido internacionalmente pelos seus mais de 1.500 livros e cerca de 3000 canções. Maria de Nazaré, Oração pela Família, Utopia e Um certo Galileu são as faixas musicais mais famosas do padre.

Diante da popularidade de padre Zezinho, a Câmara Municipal de Taubaté aprovou um projeto de lei que institui o dia 8 de junho como o dia da presença dehoniana em Taubaté. A data foi escolhido por ser o aniversário do sacerdote.

Padre Zezinho/ Foto: Paula Dizaró – Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo