Cidade PCD – Rio

Cristo Redentor ficará azul para homenagear a pessoa com deficiência

Ação é parte do evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade para a pessoa com deficiência (PCD), o “Cidade PCD – Rio”

Da redação, com Vatican News

Começa nesta segunda-feira, 3, a segunda edição do evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade para a pessoa com deficiência (PCD), o “Cidade PCD – Rio”. A cerimônia de abertura acontecerá no Santuário Cristo Redentor às 18h30. Na ocasião, haverá entrega de medalhas a pessoas comprometidas com causas da PCD, e a iluminação do Cristo Redentor com a cor azul, em homenagem à pessoa com deficiência. A iniciativa parte de uma parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Revista Universo PCD.

O evento, que terá a duração de uma semana (de 3 a 9 de dezembro), terá em sua programação atividades nas ruas do Rio de Janeiro, como flash mob com cadeirantes no Largo da Carioca, praia acessível em Copacabana e na Barra da Tijuca, e apresentações de dança de salão e samba nas estações do Metrô Rio. Entre os dias 7 e 9, o Centro de Convenções SulAmérica reunirá novidades em tecnologia assistiva, palestras com especialistas, terapias, esportes adaptados e um balcão de empregos com mais de mil vagas direcionadas à PCD. O evento, que em 2017 reuniu 11 mil pessoas, pretende, neste ano, alcançar 15 mil visitantes.

Leia também
.: No dia das Pessoas com Deficiência, Papa destaca “terapia do sorriso”

“A importância de um evento como este vai além de atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência, já que são direitos garantidos por lei. Pensar num mundo mais inclusivo e acessível deve ser do interesse de todos. Pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo, se beneficiariam se nossa cidade fosse mais acessível, como gestantes, pessoas com criança de colo ou carrinho de bebê e idosos”, explica Denis Deli, um dos coordenadores do evento.

No dia 9, na festa de encerramento da Semana PCD, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, apresentará o seu show “Samba da Fé”. Segundo dados do último Censo do IBGE, de 2010, cerca de 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, o equivalente a 45 milhões de pessoas. Somente no Estado do Rio são 4 milhões, entre os quase 17 milhões de habitantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo