Pesar

CRB expressa pesar por assassinato de missionárias em Burundi

A Conferência dos Religiosos do Brasil manifestou seus sentimentos pela morte das Irmãs Xaverianas, assassinadas brutalmente na África

Da redação, com CRB Nacional

presidente_CRBA presidente nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, manifesta “sinceros sentimentos” pela passagem trágica das Irmãs Xaverianas assassinadas brutalmente na cidade de Burundi, na África, neste domingo, 7.

Em nota, Irmã Maria Inês expressou condolências à família do diretor do Centro Cultural Missionário, padre Estevão Raschietti, sobrinho de uma das vítimas, Irmã Olga Raschietti e à Congregação das Missionárias Xaverianas de Maria.

Acesse
.: Papa lamenta morte de missionárias italianas em Burundi

“Mais uma vez nos deparamos com a morte de missionários. Vivemos na escassez de missionários para assumir a missão e recebemos essa notícia tão dolorosa de perda das três Religiosas Olga, Bernadetta e Lucia. A CRB e todos os Religiosos e Religiosas do Brasil se unem  neste momento de dor com toda a Congregação  que tem suas províncias e comunidades espalhadas pelo Brasil, principalmente no norte, com um trabalho lindo na ação e animação missionária que é  o seu específico”, disse Irmã Maria Inês.

A Conferência dos Religiosos do Brasil também manifestou “solidariedade e comunhão” com o padre Estevão Raschietti, diretor do Centro Cultural Missionário e membro da Equipe Interdisciplinar da CRB Nacional.

“A nossa posição é de solidariedade. Queremos acreditar mais uma vez que o sangue de mártires é garantia de sementes de novos cristãos. Que essa vida plantada na terra, vidas que caem em solo africano,  façam crescer e florescer a Igreja neste continente, mas apelamos também pelos direitos humanos das pessoas  naquele país, onde muitas vidas são sacrificadas”, completou a religiosa.

A tragédia

missionariasAs Irmãs Olga Raschietti, 82,  Bernadetta Boggian, 79 e Lucia Pulici, 75 foram assassinadas na casa onde residiam na paróquia de Kamenge, Burundi- África, na tarde e noite deste domingo, 7 de setembro.

De acordo com informações da Agência Nacional italiana, as religiosas, Irmã Olga Raschietti (tia do diretor do Centro Cultural Missionário em Brasília, padre Estevão Raschietti), Lucia Pulici e Bernadetta Borgian foram assassinadas no convento, em uma tentativa de assalto, por uma pessoa, supostamente desequilibrada.

“A morte das Irmãs Lúcia e Irmã Olga Pulici no convento, em  Kamenge é uma grande dor. Eu gostaria de estender minhas mais profundas condolências às famílias e à ordem das Missionárias Xaverianas de Maria”, disse a ministra das Relações Exteriores da Itália, Federica Mogherini. “Mais uma vez, disse, assistimos o sacrifício daquelas que, com dedicação total, gastaram a própria vida aliviando os sofrimentos que ainda existem no continente africano”, completou.

E acrescentou: “Um sacrifício sobre o qual o governo se empenha na busca de esclarecimentos da parte de Burundi, país no centro dos conflitos que nas últimas décadas ensanguentaram em particular as região da África dos grandes lagos, a começar por Ruanda”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo