Conta de luz deve subir mais que inflação neste ano

O aumento na conta de energia elétrica deve ficar acima da inflação em 2025. A projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, é de uma elevação superior a seis por cento.

Reportagem de Francisco Coelho e Ersomar Ribeiro

A ANEEL prevê um aumento de 6,3% na conta de energia elétrica até o fim do ano. O percentual está acima da previsão do Banco Central para a inflação de 2025, que é superior a 5%. Em março, a estimativa era de um aumento de 3,5%. 

A agência reguladora afirma que o salto se deve a fatores como o nível dos reservatórios hidrelétricos e o aumento no valor da conta de desenvolvimento energético, a CDE, que financia a tarifa social para famílias de baixa renda, o programa Luz para Todos e os subsídios para fontes renováveis. 

Esta academia encontrou uma alternativa para driblar o aumento na conta de energia elétrica. Painéis solares foram instalados no teto e quando todo o sistema estiver em funcionamento, a conta de energia será reduzida.

O proprietário explica que o aumento no consumo nos últimos anos se deve ao fato de boa parte dos equipamentos da academia estarem ligados à rede elétrica. E na época de calor, o ar condicionado consome ainda mais energia.

“A gente notou que ano a ano a nossa conta de energia só subia. Então nos últimos anos ela praticamente triplicou. E aí foi nesse momento que a gente falou assim: “Bom, Brasília já é muito quente, a gente tem que botar ainda mais ar condicionado nas nossas academias. Então a única salvação vai ser indo pro painel solar”, afirmou o empresário, Eduardo Lustosa.

Desde maio, a tarifa de luz já vem sofrendo aumentos nas bandeiras adicionais. No mês passado entrou em vigor a bandeira vermelha patamar 1, com acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kW hh consumidos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo