Rio de Janeiro

CONIC celebra a abertura do Advento no Cristo Redentor

Nesta sexta-feira, 29, representantes de várias religiões ligadas ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) presidiram um Celebração Ecumênica no Santuário do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, por ocasião do início do Advento neste domingo, 1º.

Participaram da celebração o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, o coordenador da Comissão pelo Ecumenismo e Diálogo Interreligioso da Arquidiocese do Rio, padre Fábio Luiz de Souza, o representante da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, reverendo Daniel Rangel e o integrante do Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro (CONIC-Rio), reverendo José Roberto Cavalcante, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU).

Como acontece anualmente, os representantes de diferentes denominações religiosas agradeceram a Deus pelas atividades do Ano Litúrgico e deram início às atividades de preparação para o Advento e a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. A celebração faz parte das ações do CONIC para promover a unidade entre os cristãos.

“Celebrar Nosso Senhor é um dos pontos que nos une. Nas igrejas protestantes que estão ligadas ao CONIC, também há as celebrações do Natal e da Páscoa. Sendo celebrações que nos unem, é muito importante para nós participarmos juntos desse momento”, afirmou o padre Fábio Luiz.

Alguns jovens da IPU do Jardim América e de Acari estiveram presentes animando a celebração, que teve a bênção final pronunciada também em francês, inglês e espanhol, por turistas voluntários que participaram do momento.

“É como se hoje estivéssemos encerrando o Ano Litúrgico. E fazemos esta celebração para trás e para frente: olhando para trás, agradecemos a caminhada que fizemos durante o ano e olhando adiante, celebramos a chegada do Advento e intercedemos pelo ano, preparando os eventos para ano que vem”, destacou o reverendo José Roberto.

 Intercâmbio entre igrejas

Criada em 2009, a Comissão Bilateral de Diálogo Católico x Presbiteriano organiza eventos e celebrações de promoção do ecumenismo. E uma dessas iniciativas é a confecção de Coroas do Advento da Igreja Católica e Presbiteriana, que durante os quatro domingos do Advento realizam visitas ecumênicas às igrejas.

“Como nós também fazemos a celebração da Coroa do Advento, acendendo uma vela a cada domingo, temos uma coroa presbiteriana e uma católica, feitas por irmãs e por um presbítero. Numa celebração de abertura, trocamos estas coroas. Em cada domingo do Advento, a coroa presbiteriana visita uma igreja católica e vice-versa. E sempre que possível, junto com a coroa vai um padre ou um pastor, e um ministério de louvor de cada igreja. Esse intercâmbio tem sido muito gratificante”, explicou o reverendo José Roberto, da IPU.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo