Símbolos e Tradições

Conheça os diversos símbolos usados no Natal

Bolas: Simbolizam os frutos da “árvore vida”, ou seja, o próprio Cristo. Sinos: O povo se guiava pelo replicar dos sinos. É o relógio popular nas grandes festas cristãs. No Natal o sino chega ao seu esplendor máximo.

Presépio: Organizado por São Francisco de Assis para visualizar, sensibilizar e facilitar a meditação da mensagem evangélica, do conteúdo, do mistério de Jesus Cristo que nasce na pobreza e na simplicidade.

Estrela de Belém: A estrela guiou os três Reis Magos Baltazar, Gaspar, Melchior desde o oriente até o local onde nasceu Jesus. Ali o presentearam com ouro, incenso e mirra. A estrela é lembrada hoje pelo enfeite colocado no topo da árvore de Natal.

Troca de presentes: Eles significam o presente que Deus nos deu, Jesus Cristo. Quando damos presentes aos outros, significa um sinal de amizade.

Meias: A tradição de pendurar meias na Lareira se originou de uma da muitas história que envolvem São Nicolau, o Santo que inspirou a figura do Papai Noel. E, naquela época, era indispensável um dote para se casar. São Nicolau soube da triste situação e, secretamente, jogou três pequenos sacos com moedas de ouro pela chaminé da casa da família. Os sacos caíram dentro das meias das moças, que estavam penduradas na lareira para secar.

Cartão: O sadio costume de enviar cartões de Boas Festas por ocasião do Natal deve ter muito a ver com estas três realidades: o homem (comunicação); a Bíblia (Palavra de Deus escrita); Jesus Cristo (Verbo de Deus encarnado).

Pinheiro: é a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo. Permanece sempre viva e verde. O verde constante do pinheiro, a vida permanente e plena que Cristo aparece. Foi usando pela primeira vez pela rainha da Inglaterra Elizabete e por ocasião do dia 25 de dezembro, quando oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes. Não podendo recebê-los todos pessoalmente pediu que fossem depositados em baixo de uma árvore no jardim. Origina-se daí, igualmente, o costume depositar os presentes em baixo da árvore.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo