Exposição em Curitiba

Conheça "A mais bela mulher do mundo"

A mostra, dedicada ao mês de Maria, apresenta imagens com títulos regionalistas, curiosos e outros vindos da religiosidade popular

Está aberta, na Mitra da Arquidiocese de Curitiba, a exposição "A mais bela mulher do mundo". A mostra, que conta com 88 quadros, apresenta o trabalho de diferentes pintores que colocaram na tela a beleza interior de Maria, a mãe de Jesus.

A coleção pertence ao organizador da exposição, cônego Élio Dalagnol, que juntou as estampas ao longo de anos. As imagens trazem Maria sob diversos títulos. "Com esta iniciativa quero mostrar a riqueza e a fé do nosso povo. Existem milhões de títulos para mostrar uma única mulher, um modelo de vida para todos nós", afirma o cônego. Segundo ele, a exposição é mariana, mas também cristocêntrica, pois não podemos falar de Maria, sem falarmos de Jesus. "Ela sempre nos remete para Jesus Cristo", diz.

A Igreja sempre atribuiu a Maria títulos de acordo com suas qualidades, seus dons, intercessão, ou por fatos acontecidos pelos lugares onde ela teria se manifestado, como Fátima, Lourdes, Salette, Aparecida e outros. Há muitos títulos vindos da religiosidade popular e regionalistas, como por exemplo, Nossa Senhora do Chimarrão, que pode não ser aprovado pela Igreja, mas é pelo povo. "Este é um título, certamente conhecido nos pampas gaúchos, onde o chimarrão faz parte da vida daquele povo. Isso não é falta de respeito com Maria, este título nos diz que Nossa Senhora também participa da vida do gaúcho", comenta o cônego.

De acordo com o ele, cada título tem uma história diferente e interessante, mas não é possível estimar sob quantos deles Nossa Senhora é venerada. Há alguns que nem são elencados pela Igreja ou pela Arte Sacra, justamente por serem próprios de uma cidade, uma classe social ou uma nação, mas contanto que sejam para enaltecer as virtudes da mãe de Jesus, a Igreja os aceita. "Não importa o título que você mais aprecia em Maria, o importante é saber que todos eles falam da mesma Mãe de Jesus e Nossa Mãe," finaliza o cônego Élio.

A exposição ficará aberta até o início do próximo mês, na sala de espera da Mitra da Arquidiocese e pode ser visitada em horário comercial.

A Arquidiocese de Curitiba também tem uma capela, junto a Paróquia São José, em Santa Felicidade, dedicada a Nossa Senhora, sob diferentes títulos. O local abriga imagens de padroeira de 14 países.

Assessoria de Imprensa – Andrea Adelio DRT 4030/PR

Telefones: 2105-6342 / 2105-6343 / 8433-5831

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo