O novo e o experiente

Conheça a importância dos adultos na evangelização da juventude

A Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a partir desta quinta-feira, 13, em Curitiba (PR), o Encontro de Adultos das Congregações, Novas Comunidades e Movimentos que trabalham com a juventude.

Em sua 17ª edição, o encontro surgiu da necessidade de ouvir os adultos e a juventude para que juntos possam discutir um projeto de evangelização dos jovens na Igreja no Brasil. O evento acontece anualmente, sempre com um tema diferente, mas neste ano o enfoque será outro.

"Esse encontro tem por objetivo aprofundar o documento 85 da CNBB, sobre a evangelização da juventude, e o número 94, sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, em vista desse caminho que estamos fazendo rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – antes, durante e pós jornada", explicou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e um dos organizadores do evento, padre Antonio Ramos do Prado, .

Padre Antonio disse ainda que, num segundo momento do encontro, acontecerá a troca de experiências entre os adultos dos diferentes movimentos, comunidades e congregações, e num terceiro momento, haverá uma mesa redonda com jovens que estarão no evento.

O missionário da Comunidade Canção Nova, Adriano Gonçalves, também membro da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, será um dos jovens que irão conversar com os adultos sobre os anseios atuais da juventude. Ele irá representar os jovens das novas comunidades, e outros três jovens representarão as congregações, pastorais e movimentos.

"A expectativa é de que possamos ser ouvidos dentro das nossas aspirações enquanto jovens. O cenário hoje é de juventude, temos a JMJ no próximo ano, a Campanha da Fraternidade, e o jovem tem muito para colaborar na vivência da Igreja", destacou Adriano.

Arquivo pessoal
Adriano Gonçalves será um dos jovens a participar da Mesa Redonda no encontro para adultos

Para ele, a oportunidade de estar com os líderes dos diversos movimentos e congregações é uma ocasião para unir forças. "É o momento de sonharmos juntos um projeto de evangelização da juventude que conte com a força de todos, não só dos jovens, mas também daqueles que já estão à frente dos diversos movimentos, comunidades e congregações", ressaltou.

Cerca de 150 adultos devem participar do encontro. A secretária-geral da Comunidade Canção Nova, Vera Lúcia Reis, participa do evento pela primeira vez e espera conhecer melhor esse trabalho que a CNBB desenvolve em relação aos adultos que trabalham com a juventude.

Vera Lúcia destacou que essa comunhão entre os adultos e os jovens é importante para ambos. "'O novo sempre dá vida àquilo que é velho, mas é o velho que amadurece o novo'. Os jovens precisam desse acompanhamento a partir da experiência daqueles que também um dia foram jovens e trilharam esse caminho".

Afirmação que o jovem Adriano confirma. "Querendo ou não, os adultos têm a estrutura, o caminho a ser trilhado, e o jovem está em uma descoberta de si, do seu lugar na Igreja, então esse acompanhamento dos adultos vem mesmo assessorar para que essa descoberta do jovem seja feita de uma maneira mais plena, de uma maneira mais verdadeira".

Mas com tanta diferença de idade e de experiências vividas, como esse trabalho entre os adultos e os jovens pode ser realmente eficaz?

"Cada um entendendo o que entende o outro", responde Adriano. "Os adultos entenderem como entende o jovem, como ele vivencia sua fé e, em contrapartida, o jovem entender o que entende esse adulto, a sua maneira de ver a Igreja, sua caminhada. É uma correlação. Os dois caminhando juntos – o antigo olhar para o novo, e o novo olhar para o antigo e perceber: 'Nossa! Eu posso trilhar por aqui porque não vou errar, eles já trilharam antes de mim".

O encontro termina no domingo, 16, e acontece no Provincialado da Santíssima Trindade, localizado na rua Coronel Brasilino Moura, nº 474, bairro Ahú, em Curitiba (PR).  Mais informações pelo telefone: (41) 3352-2526 – Ramal 222.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo