Famílias

Congresso Teológico Internacional tem início em Salvador

Teve início nesta quarta-feira, 5, o II Congresso Teológico Internacional, no campus da Universidade Católica em Salvador. Na primeira exposição do evento, na manhã desta quinta feira, 6, Dom João Carlos Petrini, Diretor do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, em sua palestra sobre “Família nas ciências humanas”, apresentou um panorama sobre a situação da família hoje, em termos gerais, apontando os desafios atuais para a família.

Em seguida, na mesa redonda, a Prof. Dra. Maria Helena Flexor, fez uma observação quanto ao legado de Gilberto Freire. Contudo, ela sugere uma reavaliação do estereótipo desenvolvido por ele. Em seguida, professora analisou o percurso da família pela história do Brasil, avaliando os seus diversos períodos, os diversos estudos e a evolução da legislação, para melhor compreender as faces da família brasileira, com seus regionalismos, sua mestiçagem etc. Ela mostrou como a lei e o estado vão interferindo na família. Tratou da lenta evolução na legislação no que concerne o respeito da dignidade da mulher e lembrou que a família patriarcal e nuclear enfrentou e enfrenta mudanças. No final de sua apresentação, deixou seguinte pergunta “Qual é a definição de família hoje ?”

O evento continua com outras mesas redondas que tratam de relações familiares, família e sociedade, além de partilha de experiências de promoção da família. O Congresso é uma promoção da Arquidiocese de Salvador da Bahia, do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimonio e Família, da Universidade Católica do Salvador e Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo