Nova presidência

Congresso Nacional: eleitos novos presidentes da Câmara e do Senado

Na Câmara, Arthur Lira é o novo presidente; Rodrigo Pacheco é o novo presidente do Senado

Da Redação, com informações da Agência Câmara e Agência Senado

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022. No Senado, o novo presidente é o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que comandará a Casa pelos próximos dois anos, até fevereiro de 2023.

As eleições foram realizadas nesta segunda-feira, 1º. Lira foi eleito em primeiro turno, com 302 votos. Pacheco teve 57 votos, 16 a mais do que os 41 necessários.

Votação na Câmara

Deputado Arthur Lira, novo presidente da Cãmara / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na disputa pela presidência da Câmara, estavam oito candidatos. Em segundo lugar na eleição, ficou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos.

Lira foi apoiado por um bloco formado por 11 partidos (PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante) e tomou posse do cargo logo em seguida à divulgação do resultado.

Em seu primeiro ato como presidente da Câmara, ele decidiu não votar ontem mesmo os demais cargos da mesa diretora. Ficou agendada para esta terça-feira, 2, às 16 horas, uma nova eleição para esses cargos, que são: dois vice-presidentes; quatro secretários e quatro suplentes de secretários.

Arthur Lira tem 51 anos e iniciou a vida pública em 1993, como vereador em Maceió. Também já foi deputado estadual em Alagoas. Empresário, agropecuarista e bacharel em Direito, está em seu terceiro mandato como deputado federal.

Votação no Senado

Rodrigo Pacheco, novo presidente do Senado / Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A adversária de Pacheco na eleição para presidência do Senado foi a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que recebeu 21 votos. Ele recebeu o apoio formal de dez partidos (DEM, PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros, Rede e Republicanos), além do apoio de parte do MDB, partido da senadora Simone Tebet.

O voto foi secreto e presencial e realizado em cédulas de papel. Foram 78 senadores, já que três estavam impossibilitados de comparecer.

A eleição dos novos membros da mesa diretora também deve acontecer nesta terça-feira, 2. Já na quarta-feira, 3, as novas mesas diretoras das duas Casas conduzem a sessão solene de abertura do ano legislativo, marcando a retomada das atividades após o recesso parlamentar.

Rodrigo Pacheco tem 44 anos e é formado em Direito, sendo especialista em Direito Penal. Foi eleito deputado federal em 2014. Na passagem pela Câmara, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Já no Senado, ingresso em 2018, eleito senador com 20,49% dos votos de seu estado, Minas Gerais. Foi vice-presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) no biênio 2019-2020.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo