Foi aberto ontem o 19º Congresso Nacional da Associação de Educação Católica, em Belo Horizonte (MG). A palestra principal de hoje foi do doutor em Ciências da Educação, pedagogo e filósofo, Moacir Gadotti, presidente do Instituto Paulo Freire e professor titular da Universidade de São Paulo. Sua palestra teve como tema “Novas Perspectivas para a educação no Século XXI. A Práxis transformadora e a futuridade histórica”, com inspiração da obra do educador pernambucano, Paulo Freire.
O Congresso lembra os dez anos da morte de Paulo Freire e a “Década da Educação” que se encerra nesse ano. O tema A práxis impregnada de amor – por uma educação católica inédita e viável é inspirado na obra de Paulo Freire.
Amanhã, às 14h, o doutor em Administração e Organização de Universidades e Mestre em Educação pela Universidade Columbia (USA), reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Clemente Ivo Juliatto, profere a palestra magna abordando a “Espiritualidade: Contemporaneidade e sentido da vida do educador”.
O arcebispo de Belém e presidente da Comissão Episcopal para Educação da CNBB, dom Orani João Tempesta, celebra a missa de encerramento do Congresso, na quarta-feira, 25, às 7 horas na Arena do Chevrolet Hall onde acontece o evento. Em seguida, haverá a palestra magna feita pelo doutor em comunicação e cultura, professor José Márcio de Barros.