Meta fiscal

Congresso aprova nova meta fiscal do ano com déficit de R$170,5 bi

Nova meta fiscal foi aprovada em sessão que terminou na madrugada

Da redação, com Reuters

O Congresso Nacional aprovou na madrugada desta quarta-feira, 25, uma nova meta fiscal para este ano, garantindo ao governo espaço para manter gastos orçamentários e fechar o ano com um déficit de 170,5 bilhões de reais, segundo a Agência Senado, no primeiro teste efetivo do presidente interino Michel Temer no Congresso.

A alteração incide sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, que previa, originalmente, um superávit de 24 bilhões de reais. A alteração da meta já havia sido proposta em março, na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff, para um déficit de cerca de 96 bilhões de reais, apontando queda de arrecadação e aumento dos gastos.

A sessão conjunta do Congresso Nacional, iniciada no fim da manhã de terça-feira, 24, adentrou a madrugada. Ainda nas primeiras horas, deputados e senadores mantiveram 14 vetos em uma votação em bloco.

Dedicaram, depois, horas para a análise de 13 vetos que foram destacados do grupo principal para serem votados separadamente, um a um, seguindo rito que gasta aproximadamente uma hora em discussão, encaminhamento e votação para cada item.

Era necessário que os 27 itens fossem analisados para que os parlamentares então se debruçassem sobre a nova proposta da meta fiscal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo