"Obrigado, de coração"

Congregação agradece solidariedade do Papa com Iraque

A Congregação vaticana para as Igrejas Orientais agradeceu o Papa Francisco pela sensibilidade com os cristãos iraquianos

Da redação, com news.va

sandri

Cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais / Foto: Arquivo

O Cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação vaticana para as Igrejas Orientais, divulgou na manhã desta sexta-feira, 8, um comunicado onde agradece “de coração” ao Papa Francisco por sua sensibilidade e proximidade com os cristãos perseguidos no Iraque.

Leia também:
.: Papa renova apelo por cristãos perseguidos no Iraque

Segundo o serviço de informação do Vaticano, cerca de cem mil cristãos foram obrigados a abandonar suas casas, igrejas e aldeias na Planície de Nínive e estão em caminho rumo a Erbil em condições desesperadas, em busca de refúgio e sobrevivência.

Dom Leonardo diz esperar que o mundo civil, as autoridades e organizações internacionais, diante da extrema gravidade da situação, atuem rapidamente intervenções humanitárias e de outros gêneros para deter, especialmente no Iraque e na Síria, o “doloroso e injusto” êxodo de cristãos das terras em que vivem há mais de dois mil anos.

“São atitudes contra Deus e contra o espírito de humanidade. Em sintonia com Dom Luis Sako, Patriarca Caldeu, com a Representação Pontifícia em Bagdá e os Bispos locais, a Congregação para as Igrejas Orientais encoraja os responsáveis e as pessoas sensíveis ao futuro dos cristãos do Oriente a aliviar urgentemente, o seu sofrimento. Sem água e alimentos, e algum gênero de primeira necessidade, crianças, idosos e doentes estão vivendo uma tribulação insuportável. O que se teme, infelizmente, é um epílogo catastrófico, diante da geral e notória indiferença já muitas vezes denunciada”, afirmou na mensagem.

Na oração mariana do Angelus no dia 20 deste mês, o Santo Padre pediu orações pela paz no Oriente Médio, e rezou por um “desejo autêntico de diálogo e reconciliação” na região. [Leia mais]

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo