Dom Raymundo Damasceno

Conflitos e ideologias impedem a fraternidade na América Latina

Encerra-se hoje, 6, em Bogotá, na Colômbia, a reunião anual dos secretários-gerais das 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe (CELAM), Dom Raymundo Damasceno Assis, na sua intervenção fez uma análise da atual situação no continente: "Os conflitos internos, as tensões que derivam dos intercâmbios comerciais, as propostas ideológicas que desestabilizam as instituições e as democracias são alguns dos fatores que impedem a fraternidade pacífica e justa, necessária para a vida dos povos na América Latina".

O evento discute outros dois temas: o andamento da aplicação das recomendações pastorais da V Conferência Geral de Aparecida e a situação geral da Grande missão continental, lançada no mês de julho. Dom Raymundo também destacou a importância da relação entre o CELAM e as secretarias-gerais dos Episcopados.

Em especial, analisando compromissos e tarefas futuras, foram ilustrados os programas de ação dos diversos departamentos e comissões do CELAM. Por fim, Dom Raymundo recordou o recente encontro da presidência do organismo com o Santo Padre e, sucessivamente, com alguns bispos dos Estados Unidos e do Canadá.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo