ARTIGO: TECNOLOGIA

Confira quatro dicas para manter a segurança na internet

Especialista em TI indica cuidados a serem tomados na hora de publicar informações na internet, em especial, nas redes sociais

Fábio Ferreira*

Segurança da Informação

Vivemos em um mundo conectado, onde as fronteiras que antes nos delimitavam hoje não existem mais. Os diversos recursos computacionais aplicados em nosso dia a dia aceleram e nos aproximam de pessoas que estão a quilômetros de distâncias de cada um de nós.

Com esta inovação tão positiva, será que ainda precisamos nos preocupar com algo? A resposta é sim, pois com todo este avanço tecnológico ficamos expostos a fraudes em nossas transações bancárias, aplicações financeiras, cadastros pessoais, controles de acesso e até mesmo nossa TV, que atualmente está conectada a rede e em um lugar de destaque em nossos lares. Este artigo tem por objetivo orientá-los a compreensão da necessidade de manter suas informações seguras.

Atualmente colocamos todos os tipos de informações na internet através de diversos meios, sejam aplicativos instalados em nosso celular ou pelo acesso as inúmeras redes sociais disponíveis.

Nesse contexto temos um fato interessante que é a era do compartilhamento: cada vez mais queremos demonstrar o que estamos fazendo ou até mesmo comendo. O grande problema é o que será feito com as informações compartilhadas.

Presenciamos grandes mudanças em todo o mundo após o compartilhamento de dados sigilosos e confidenciais de acesso restrito a determinadas autoridades. Este vazamento de informação movimentou a pensar mais sobre a segurança da informação.

Será que o método ao qual utilizamos para proteger nossos computadores contra vírus e ataques cibernéticos é seguro o suficiente para divulgarmos fotos, vídeos ou até mesmo a sua localidade? No espaço digital precisamos realizar algumas checagens para não facilitar o roubo de informações. São passos simples que bem aplicados nos garantem o mínimo de segurança possível.

Dividimos eles nas seguintes categorias: segurança física, no qual é necessário manter sempre sua máquina com antivírus atualizado e com a sua devida licença paga; discernimento pessoal, sendo considerado a mais difícil categoria, pois este verifica se o que publicamos é realmente necessário; utilizamos também o bom senso, ficaríamos felizes de ver nossa publicação em um outdoor com nossa foto do lado, dependendo do que registramos é bem provável que não; e para a última orientação temos algo tradicional, que aprendemos na escola: antes de falar algo saiba o que é que está falando. É simples, pesquise sobre o assunto que deseja compartilhar, não clique em e-mails desconhecidos, não faça download de arquivos em anexos de remetentes não identificados pois tudo isso são formas de capturar nossas informações.

A internet é uma grande ferramenta de comunicação, utilize para o conhecimento e aprendizado, não deixe que ela se torne um problema em sua vida profissional e pessoal. Ainda ouviremos falar muito sobre a segurança da informação. Que possamos nos adaptar com estas mudanças que aceleram cada dia mais a automação dos nossos processos.

______________________________

Fábio*Fábio Antonio Ferreira é graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdades Integradas Teresa D’Avila (2010). Especializado em MBA em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL (2014). Professor graduado na Faculdade Canção Nova e Supervisor de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo