Natal e Ano Novo

Confira a programação de fim de ano na Arquidiocese do RJ

Para celebrar o nascimento do Menino Jesus, em todas as paróquias da Arquidiocese do Rio serão celebradas missas nos dias 24 e 25 de dezembro. Na Catedral de São Sebastião, no Centro, será realizada a missa de véspera do Natal, no dia 24, às 19h, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. A missa do dia 25, às 10h, será presidida pelo bispo auxiliar do Rio, Dom Pedro Cunha Cruz.

Segundo o preceito da Igreja, o fiel deve participar de pelo menos uma das missas, ou do dia 24 ou do dia 25. Segundo o padre Antônio Augusto Bezerra, da Paróquia de São João Batista, na Lagoa, os fiéis que participarem da missa do dia 24, conhecida como Missa do Galo, se necessário, estão liberados para, no dia 25, vivenciarem um dia de confraternização familiar, sem, contudo, esquecer que este é um dia de oração e sintonia com Deus. Os que não foram na véspera, entretanto, devem participar no dia de Natal.

“É um momento em que celebramos o grande mistério cristão: Jesus que nasce para salvar os homens e para resgatar nossa vida e a história de cada família”, acrescentou o sacerdote.

Já no dia 31 de dezembro, a missa será presidida por Dom Orani na Catedral, às 18h. No dia 1º de janeiro, o arcebispo celebra, às 10h, na igreja mãe da arquidiocese, a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, e o Dia Mundial da Paz.

Um réveillon de paz

Para o réveillon, a Arquidiocese do Rio promoverá a Vigília pela Paz e Ecologia, no Cristo Redentor. O evento é fechado para convidados. Como 2014 será o Ano da Caridade na arquidiocese, os convidados especiais são representantes de pastorais sociais e jovens que trabalharam na Jornada Mundial da Juventude.

No local, a partir de 22h30, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta,  presidirá missa seguida de uma bênção para a cidade. À meia-noite será feito um brinde com a água da Floresta da Tijuca, retirada da fonte do rio Carioca, e a celebração da Oração das Doze Badaladas.

Segundo o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, pensar no monumento do Cristo Redentor é pensar no “camarote da cidade”, de onde se tem uma visão privilegiada de tudo o que acontece.

“Ao pensar na virada do ano, em nossos propósitos e nas motivações que queremos ter, nós devemos olhar para o Redentor. E olhar para Ele na certeza de que lá em cima, naquele momento, estaremos recebendo uma bênção”, concluiu o padre.

Na Praia de Botafogo, a Comunidade Católica Shalom promoverá o Réveillon da Paz, a partir das 22h. O evento é aberto a todos que quiserem participar. Haverá missa, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento. Logo após a virada do ano, todos se confraternizarão com uma ceia comunitária e música católica.


/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo