No Rio de Janeiro um concurso que reúne padeiros de todo o país, vai apontar quem faz o melhor pãozinho do Brasil.
Promovida pela Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria, a competição exige dos participantes muita dedicação, rapidez e criatividade. Ingredientes que misturados podem apresentar um resultado saboroso. O concurso “ Melhor Pão do Brasil” foi super disputado.
Foram 385 dias divididos em 8 etapas. 52 candidatos avaliados e mais de 3500 receitas inscritas. Tudo isso para eleger quem faz o melhor pão do país. A coordenadora do evento Denise Simoni, diz que o objetivo é encontrar a melhor receita a base de pão criada este ano. “ Foram muitas etapas e receitas diferentes. os finalistas representam o que temos de melhor nas padarias do Brasil.”
A competição é dividida em duas categorias. Na graduados, são avaliados alunos de cursos profissionalizantes. A categoria talentos, reúne padeiros profissionais acostumados com o calor da cozinha e as cobranças por um sabor marcante.
Há 10 anos na profissão, o padeiro Ariosvaldo Júnior diz que o prêmio é uma espécie de reconhecimento por um trabalho árduo e detalhista. “O trabalho de fato é minucioso. Costumo dizer para os amigos que tenho três profissões. Além de padeiro, também sou arquiteto e escultor.” brinca Ariosvaldo que é um dos candidatos a destaque do ano.
Estima-se que atualmente no Brasil existam cerca de 52 mil panificadoras, que juntas empregam aproximadamente 600 mil pessoas. Número satisfatório para produzir aquele que é considerado o alimento símbolo da vida. O pão nosso de cada dia.