Perspectiva

Comunicação é tema de Encontro Continental Salesiano

O Encontro Continental de Comunicação, reunindo 30 delegados das Inspetorias Salesianas das três Américas, aconteceu no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo (SP), entre os dias 24 e 27 de setembro.

O Encontro contou com a presença do conselheiro-geral para a Comunicação Social, padre Filisberto Gonzalez Plasencia, e de seu secretário, padre Jaime Gonzalez. No primeiro dia, participaram também o conselheiro para a Região América/Cone Sul, padre Natale Vitali, e o Inspetor de São Paulo, padre Marco Biaggi, que fez a acolhida dos participantes.

Os delegados inspetoriais de comunicação compartilharam suas realidades, projetos, dificuldades e potencialidades dessa dimensão comunicativa do carisma salesiano. A manhã do último dia foi dedicada às propostas concretas de cada inspetoria em vista da comunicação, focadas em quatro pontos: animação; informação; formação; e produção.

Em seus pronunciamentos, padre Filiberto destacou a paixão de Dom Bosco pela comunicação, a importância das pessoas e não tanto das obras, e a presença ativa dos leigos que compartilham a missão da comunicação. Vale destacar que sete delegados/as eram leigos/as.

Padre Filiberto lembrou ainda, inspirando-se num pensamento do reitor-mor, que além dos cinco continentes conhecidos existe também o continente digital, e é importante a presença salesiana neste pátio virtual, onde se encontra grande parte de nossa juventude.

O encontro foi coordenado pelo Ir. Cledson Martas, da Comissão Nacional de Comunicação do Brasil, e localmente preparado pelo padre Emilson Rodrigues de Moraes, responsável inspetorial pela comunicação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo