CN em Foco

Comunhão é essencial no Dia de Oração pelo Sínodo, diz padre

Padre Rafael Fornasier explica que o trabalho do Sínodo não será somente teórico, mas será conduzido por Deus por meio da oração

Luciane Marins
Da redação

O Papa Francisco convocou a Igreja para neste domingo, 28, se unir em oração pelo Sínodo dos Bispos sobre a Família que acontecerá no Vaticano de 5 a 19 de outubro. Padre Rafael Fornasier, assessor da Comissão Vida e Família da CNBB fala no Canção Nova em Foco desta semana sobre a iniciativa do Papa que deverá ser acolhida pelos fiéis em todo mundo.

A Secretaria do Sínodo publicou um breve subsídio, em diversas línguas, com a Oração à Sagrada Família, composta pelo Papa Francisco, e algumas intenções propostas para a prece dos fiéis ou oração universal. As Igreja particulares, comunidades paroquiais, Institutos de vida consagrada, associações e movimentos devem rezar durante as Celebrações Eucarísticas e noutros momentos celebrativos.

.: Ouça entrevista na íntegra

Padre Rafael explica que a criatividade é muito “bem vinda” para que os fiéis onde quer que estejam, possam estar em sintonia e comunhão com toda Igreja. “A comunhão universal através da oração para o Sínodo é fundamental. Não vamos somente nos debruçar sobre teorias, mas, esperamos que toda reflexão seja uma condução do próprio Deus. A oração nos coloca em comunhão. É o corpo todo de Cristo que reza, que pede a Deus Pai que ilumine e conduza os trabalhos.”

oracao_SagradaFamilia_sinodo

Divulgação Arquidiocese de São Paulo

Como acompanhar o Sínodo

Pelos meios de comunicação católicos, TV, rádio e internet, as famílias podem acompanhar os assuntos que serão discutidos no Sínodo, que tem como tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

As dioceses e paróquias também estarão em sintonia com o encontro em Roma, por isso padre Rafael orienta os fiéis para que se mantenham bem informados, tanto para a partilha em família, como para orientar aqueles que não participam das atividades da Igreja.

Padre Rafael Fornasier, Assessor da Comissão Vida e Família da CNBB / Foto: Arquivo

Padre Rafael Fornasier, Assessor da Comissão Vida e Família da CNBB / Foto: Reprodução TV CN

“A mídia vai comentar, as vezes, até sobre uma única ótica. Por exemplo, o Sínodo vai falar só de casais de segunda união? Com certeza não, a grande mídia aí fora fala só dessa situação, ou da união de pessoas homossexuais. Vai abordar isso, mas tem muitos pontos que o Sínodo vai discutir. Estamos na era da comunicação, mas às vezes a comunicação nos atropela.”

Contribuições do Sínodo

O padre acredita que o Sínodo embora ainda não tenha começado efetivamente, já está trazendo uma grande contribuição, porque desde que foi anunciado tem suscitado interesse pelo trabalho da Pastoral Familiar e de outros grupos ou Institutos que trabalham com as famílias.

“A gente percebe que teve um dinamismo maior. Há um interesse grande das famílias em caminharem juntas para se sustentarem.”

Pastoral Familiar

Neste final de semana também acontece o XIV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, em São Luiz, Maranhão. Com tema: “Família, Transmissora da Fé”, os participantes, em sintonia com o Sínodo, vão refletir sobre como a família transmite a fé e quais são seus desafios.

“É preciso voltarmos à perspectiva de um verdadeiro encontro com Jesus, não adianta pensar em métodos se não há o encontro com Cristo,” destaca o padre.

A Pastoral Familiar é um meio que a Igreja oferece de apoio às famílias. Em praticamente todas as dioceses do Brasil, há um equipe da Pastoral, ainda assim padre Rafael afirma que há muito campo para implantação deste serviço. Ele incentiva as famílias a se unirem e juntas trabalharem em favor umas das outras e da sociedade.

Leia também
.: Papa envia carta às famílias: “rezem pelo Sínodo”
.: Vaticano apresenta documento para o Sínodo sobre a Família
.: Outras notícias sobre o Sínodo dos Bispos sobre a Família

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo