O Comitê Organizador Local (COL) recebeu na tarde de quarta-feira, 6, a relíquia do Beato João Paulo II, patrono da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, para um momento de oração.
Foi rezado o terço da misericórdia às 15h em intenção aos trabalhos da Jornada e pela vida de todos que trabalham nela, estendendo a bênção às famílias de todas essas pessoas, assim como de todos os jovens.
Durante os retiros de carnaval da arquidiocese do Rio de Janeiro, a relíquia estará presente e depois retorna para o COL. O guardião da relíquia é o Vigário Episcopal de Jacarepaguá, Monsenhor Jan Kaleta, que a recebeu como presente do arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanisław Dziwisz.
A relíquia vive constantemente em peregrinação nos eventos que reúnam jovens, por isso a visita ao Comitê Organizador Local da JMJ. Os colaboradores e voluntários que estavam trabalhando se emocionaram ao pedir a intercessão do fundador das JMJs
“Eu sou o intermediário pela relíquia e responsável por ela até que terminem os eventos na arquidiocese. A relíquia já foi emprestada para outros eventos com jovens, inclusive para o do Maracanãzinho”, explicou o diretor de Preparação Pastoral da JMJ, padre Arnaldo Rodrigues.
A relíquia é uma gota do sangue de João Paulo II, mas não será esta que participará da Jornada. Segundo padre Arnaldo Rodrigues, existe uma relíquia maior, que contêm mais sangue do beato João Paulo II e esteve na JMJ de Madri. Esta é a que será trazida ao Rio de Janeiro. “A relíquia que estará na JMJ fica na capela do Pontifício Conselho para os Leigos, nela há o mesmo material que foi utilizado na beatificação de João Paulo II”, revelou o padre.