Conclusão do encontro

Comissões Justiça e Paz discutem desafios da economia no Brasil

Concluiu-se esta sexta-feira, 7, em Brasília (DF), o 12º Encontro da Rede Brasileira Justiça e Paz, que reuniu 40 representantes de Comissões Justiça e Paz de 13 estados, além do Distrito Federal. O encontro teve como objetivo a troca de experiência entre os participantes e a discussão dos desafios enfrentados pelas Comissões.

O professor Daniel Seidel e o jornalista Beto Almeida fizeram uma análise de conjuntura, destacando as consequências da crise financeira internacional e a política econômica brasileira.

Segundo Beto Almeida, o Brasil não tem nada a copiar dos países ricos em relação ao enfrentamento da crise. "A crise atual é uma ocasião para criar o nosso modelo diferente dos países como os da Europa, por isso é necessária a luta contra a antiga oligarquia política e o investimento nas políticas sociais", disse. Para ele, o fortalecimento da união dos países da América Latina ajuda a mudar o modelo econômico.

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e a 5ª Semana Social Brasileira também estiveram na pauta do encontro. Para o secretário executivo do Centro Nacional Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), da CNBB, padre José Ernanne Pinheiro, que apresentou as Diretrizes, as Comissões Justiça e Paz devem ter especial atenção à defesa da vida, conforme determina a quinta urgência apontada pelas DGAE.

Outros temas, trabalhados em forma de oficinas, foram: memória e verdade, Rio+20, direito à comunicação, cultura da paz e reforma política. Estas oficinas ofereceram elementos que serviram de base para a elaboração de propostas de ação prática para as Comissões Justiça e Paz.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo