Direitos Humanos

Comissão promove Dia Nacional Contra a Baixaria na TV

Este ano a campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" comemora a sexta edição do Dia Nacional Contra a Baixaria na TV. Desde 2004, a campanha promove diferentes ações para marcar a data. No domingo, 18, foi veiculado pela TV Brasil e TV Câmara, um programa especial que trata do tema chamado "Ver TV Especial".

O tema do Dia Nacional Contra a Baixaria na TV traz uma reflexão importante: Há qualidade na televisão brasileira? Para dar essa resposta a coordenação da campanha convidou especialistas ligados à comunicação, professores, estudantes, filósofos e psicólogos para indicar uma lista com os cinco melhores programas em exibição na TV aberta.

A partir das indicações foi elaborada uma enquete que está disponível para votação no site da campanha. Além da enquete foi realizada uma pesquisa de opinião na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. Trezentas pessoas foram entrevistas e opinaram sobre qual é o melhor programa da TV.

O resultado da enquete foi divulgado em seu site no dia 18. A campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania", desde sua criação em 2002, prima pela qualidade da programação televisiva e, ao denunciar os programas que desrespeitam os direitos humanos, pretende colaborar com a sua melhoria já que a televisão constitui um importante instrumento na formação da cidadania.

A campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania nasceu em 2002 fruto de deliberação da 7ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, maior evento anual do setor no país. O espírito da decisão foi criar um instrumento que promovesse o respeito aos princípios éticos e os direitos humanos na televisão brasileira. Participaram da Conferência cerca de 1.500 pessoas, a grande maioria lideranças e militantes em direitos humanos. Muitos lutaram contra a censura no regime militar, e agora estão engajados na campanha para resgatar o significado contemporâneo da liberdade de expressão e de formação de uma opinião pública crítica baseada nos valores humanistas.

A campanha é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, destinada a promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão nos programas de televisão.

Veja os indicados e voto no melhor programa acessando o site (www.eticanatv.org.br).

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo