CNBB

Comissão para a Vida e Família oferece lives para fiéis e prepara subsídios

Direto de sua residência episcopal, em Rio Grande (RS), o presidente da Comissão, Dom Ricardo Hoepers, conduz encontros virtuais intitulados “Hora da Vida”

CNBB

/ Foto: CNBB

A Igreja tem buscado várias formas de continuar sua missão evangelizadora diante da pandemia da covid-19. Entre as Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão para a Vida e a Família continua suas atividades neste período de quarentena e isolamento domiciliar por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais de momentos de oração e formação, além da preparação de subsídios.

No último domingo, 22, foi ao ar a primeira transmissão ao vivo (live) na página da Pastoral Familiar no Facebook, administrada pela equipe da Secretaria Executiva Nacional da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Direto de sua residência episcopal, em Rio Grande (RS), o presidente da Comissão, Dom Ricardo Hoepers, conduziu o primeiro encontro virtual intitulado “Hora da Vida”.

O momento foi iniciado com adoração ao Santíssimo Sacramento, rogando pela vida e colocando a intenção das vítimas do novo coronavírus. Dom Ricardo ressaltou que o momento de oração e formação “faz bem para a saúde do corpo e da alma”. Na sequência, o bispo refletiu sobre o tema “Não matarás”, abordando a importância de defender a vida, dom de Deus. Por meio da Bíblia, do Catecismo e de outros materiais, como o texto-base da Campanha da Fraternidade 2020, com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, Dom Ricardo desenvolveu a reflexão para melhor conhecimento dos agentes de pastoral e pessoas interessadas.

O momento Hora da Vida será oferecido sempre aos domingos, às 21h, e abordará, até o dia 26 de abril, os temas “Ser concebido e nascer”, “Adoecer e curar”, “Perecer e morrer”, “O suicídio” e “O Evangelho da vida”. Para as terças-feiras, a Comissão deve oferecer o momento Hora da Família, também às 21h. Serão estudadas as seguintes temáticas: “Vencer as crises familiares”, “Namoro cristão e a força das paixões”, “Sombras e luzes no casamento”, “Dez desejos dos filhos” e “Os jovens, a vida social e o futuro”.

Terço

Às segundas e quintas-feiras, às 15h, haverá um momento de oração com as intenções apresentadas pelo padre Crispim Guimarães, direto da capela da casa paroquial da catedral de Dourados (MS), e também pelas pessoas que acompanham a transmissão ao vivo e colocam seus pedidos nos comentários.

“A grande intenção nesses dias é pedir a Deus que una as nossas famílias nas nossas casas, sobretudo, através da oração, que seja um tempo para a gente aprofundar a nossa fé através da leitura e meditação da Sagrada Escritura, que ajude com que as famílias possam criar laços mais profundos, porque vivemos em um mundo em que o corre-corre é uma característica. Que neste tempo, Deus proporcione a cada um e a cada uma essa oportunidade de se voltar para si, para a família e sobretudo para Deus”, pediu padre Crispim.

Padre Crispim também rogou a Deus pelos governantes, para que “tenham serenidade, espírito cidadão para que possam fazer as coisas pensando no bem da população, especialmente na população mais pobre, que é aquela que, quando a pandemia realmente tomar proporções maiores, vai ser a que mais vai sofrer”.

De forma muito especial, foram lembrados os profissionais de saúde: “para que Deus possa fortalecer cada um, cada uma, é um trabalho desafiador, são os que mais estão expostos à doença e são aqueles que podem nos proporcionar essa oportunidade de encontrar a saúde”. Também os cientistas “que, no mundo inteiro, através de seus projetos, estão trabalhando para que se encontre um remédio, uma vacina adequada para erradicar o vírus do nosso meio”.

As transmissões serão nas redes sociais da Pastoral Familiar: inicialmente no Facebook ou no Youtube. A indicação é que as pessoas se inscrevam no canal para receberem as notificações das transmissões.

Subsídios

Além das transmissões ao vivo nas redes sociais, também há o trabalho de preparação de materiais e subsídios voltados para as famílias. É o caso do roteiro “Hora da Família – Edição Especial”, que será utilizado na Semana Nacional da Família, no mês de agosto, com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo