3 de maio

Comissão para Liturgia oferece roteiro para o 4º Domingo da Páscoa

Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um roteiro de celebração da palavra para ser feito em casa

CNBB

O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”. A liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho de João, que apresenta Jesus como Bom Pastor. Nesse trecho do Evangelho, João relata a continuidade de Jesus com os fariseus iniciada no capítulo 9 por causa da cura do cego de nascença.

Segundo a leitura, aquela cura extraordinária suscitou nos fariseus ódio contra Jesus e contra o próprio cego, que era agora um testemunho vivo do poder do Cristo, que veio chamar os homens das trevas à sua luz admirável. Hoje, Jesus, o Bom Pastor, continua a defender o povo de todas as falsas propostas que desviam do seu caminho.

Para celebrar esta data, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um roteiro de celebração da palavra para ser feito em casa, em família, como Igreja doméstica.

.: Baixe aqui o roteiro para a celebração

Cabe aqui recordar mais uma vez o que nos afirmam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, número 73: “A casa, enquanto espaço familiar, foi um dos lugares privilegiados para o encontro e o diálogo de Jesus e seus seguidores com diversas pessoas (Mc 1,29; 2,15; 3,20; 5,38; 7,24). Nas casas Ele curava e perdoava os pecados (Mc 2,1- 12), partilhava a mesa com publicanos e pecadores (Mc 2,15ss; 14,3), refletia sobre assuntos importantes, como o jejum (Mc 2,18-22), orientava sobre o comportamento na comunidade (Mc 9,33ss; 10,10) e a importância de se ouvir a Palavra de Deus (Mt 13,17.43).”

É importante ressaltar também que as famílias podem acompanhar a celebração pelos meios de comunicação católicos, rádio, TV e ainda pelas redes sociais.

Preparação para celebração:

Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos
Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado
Um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora
Uma vela a ser acesa no momento da celebração, preferencialmente o círio da família utilizado na celebração da Vigília Pascal, nas casas

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo