Razões da fé

Comissão para Doutrina da Fé inicia preparação de subsídio

A Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fará uma reunião ordinária na próxima segunda-feira, 30. O encontro será na residência do arcebispo de Brasília e presidente da Comissão, Dom Sérgio da Rocha. O tema central da reunião será a elaboração do Subsídio Doutrinal cujo título previsto é “As razões da fé na ação evangelizadora”.

A elaboração do Subsídio Doutrinal visa contribuir para que os evangelizadores tenham condições de apresentar a proposta de vida cristã e a doutrina eclesial. Isso deve ser feito de modo a responder adequadamente às principais dificuldades para crer e às objeções levantadas à fé no contexto atual.

A celebração do Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI, e a realização de uma Assembleia do Sínodo dos Bispos tendo por tema “A Nova Evangelização para a transmissão da fé”, também iluminaram e reforçaram a proposta. A comissão deve dedicar seus esforços para a elaboração do subsídio até o próximo ano, sendo que a previsão é de que ele possa ser publicado na Assembleia Geral da CNBB do próximo ano.

A preparação desse subsídio já estava prevista como contribuição específica da comissão, em vista do aprofundamento de um dos temas que mais se destacam nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2011-2015: o tema da fé.

No número 1 das Diretrizes, encontra-se a indicação de que se pretende, nesse período, favorecer o retorno “às fontes de fé”. Ao concluir o capítulo II, que trata das “marcas de nosso tempo”, afirma-se que “tempos de transformações tão radicais […] são tempos propícios para volta às fontes e busca dos aspectos centrais da fé” (n. 24).

Novamente, ao introduzir as cinco urgências da Ação Evangelizadora, há a afirmação de que elas “dizem respeito à busca e ao encontro de caminhos para a transmissão e sedimentação da fé, nesse período histórico de transformações profundas” (n. 28). Dessa maneira, a temática da fé une a análise da realidade atual às urgências pastorais e orienta a ação eclesial.

Além da presença de dom Sérgio da Rocha, também estarão presentes na reunião o assessor da comissão, padre Antonio Luiz Catelan Ferreira, da Diocese de Umuarama (PR), e outros bispos: o arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; o bispo de Amparo (SP), Dom Pedro Cipolini; o bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Paulo Cezar Costa. O assessor da comissão padre Antonio Luiz Catelan Ferreira, da Diocese de Umuarama (PR).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo