Último dia de visita ao Rio

Comissão do Vaticano se impressiona com preparativos da JMJ

No último dia de visita ao Rio de Janeiro, o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, e demais membros do PCL participaram de uma coletiva de imprensa.  Eles comentaram os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2013 após visitarem os a sede do Comitê Organizador Local (COL).

O presidente do PCL disse que os membros do conselho ficaram impressionados com a alegria e entusiasmo das pessoas que estão empenhadas na preparação da Jornada e com o profissionalismo do trabalho que está sendo feito. Ele também destacou o fato dos próprios jovens estarem atuando ativamente nesse caminho preparatório.

 “Outro aspecto interessante é que o trabalho de preparação foi confiado, em grande parte, aos próprios jovens. E assim os jovens do Rio de Janeiro e do Brasil não são somente consumidores do evento, mas sujeitos ativos que, de certo modo, criam e preparam o evento”, ressaltou o Cardeal.

Trabalho voluntário

Além da participação dos jovens, a Jornada vem contando com o apoio de muitos voluntários. De acordo com o coordenador da Comissão de Voluntariado da JMJ2013, padre Ramon Nascimento, os voluntários, que hoje são 1132 já trabalhando junto à Jornada, correspondem a 90% da mão de obra do evento. O padre  explicou que essas pessoas atuam desde a acolhida aos peregrinos até demais preparativos.

“Nós temos os mais variados trabalhos. Nós temos voluntários trabalhando nas paróquias, fazendo levantamento dos locais de hospedagem, dos locais de catequese, mas nós temos voluntários trabalhando aqui no COL, trabalhando na preparação da Jornada, produzindo, montando coisas, nos auxiliando, então os voluntários já estão atuando na Jornada Mundial da Juventude”

Padre Ramon ressaltou ainda que os voluntários são de extrema importância ao trabalho desenvolvido.  “Eles (os voluntários) são aqueles que fazem a jornada acontecer. Se a comunicação é o coração da Jornada no sentido de proclamar ao mundo a verdade que a Jornada traz, os voluntários são as mãos, são os braços, são aqueles que fazem chegar a todas as pessoas a Jornada de maneira muito pessoal e humana”.

Em relação aos locais da JMJ 2013, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, explicou que a definição deve ser feita até a metade do ano. “A definição dos locais é justamente uma conversa entre o Comitê Local, a Arquidiocese, o Pontifício Conselho e a assessoria do Papa porque, como o Papa vem, supõe justamente que tenha bastante peso a assessoria do Papa que vem para verificar os locais. Esperamos que até a metade do ano a gente consiga essas definições”.

Dom Orani aproveitou a ocasião para destacar a importância da JMJ para o mundo. “É um evento que serve para poder transmitir ao mundo, ao futuro, a esperança de um mundo melhor através de jovens com valores cristãos, vivendo a vida cristã”.

A visita

Cardeal Stanislaw Rylko chegou ao Rio de Janeiro vindo de Roma na manhã do dia 27 de fevereiro, acompanhado por demais membros do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL). A visita terminou nesta sexta-feira, 2. O PCL é o órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude no Vaticano.

Leia mais
.: Delegação do Vaticano chega ao Rio de Janeiro
.: Membro do Vaticano visita possíveis locais para realização da JMJ
.: Representante do Vaticano celebra Missa no Cristo Redentor

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo