Rito Bizantino

Começa sínodo da Igreja Greco-Católica Ucraniana no Paraná

Mais de 40 prelados da Ucrânia e das Eparquias da Diáspora participam do Sínodo dos Bispos da Igreja Ucraniana Greco-católica, que começa nesta segunda-feira, 5, na cidade de Curitiba, capital do Paraná.

A Igreja Greco-Católica Ucraniana é uma Igreja particular sui juris – igrejas particulares autônomas que estão em plena comunhão com o Papa – da Igreja Católica, de rito Bizantino. Conta atualmente cerca de 6 a 10 milhões de fiéis, metade dos quais vive na Ucrânia, sua sede principal. Recentemente, Svyatoslav Shevchuk, 40 anos, foi eleito Primaz, sucedendo o Cardeal Lubomyr Husar, que renunciou por razões de saúde.

Segundo o primaz, é significativo que esta V sessão do ‘Sobor’ se realize fora da Ucrânia:

“A Igreja Ucraniana foi organizada na América Latina pelos religiosos e esta é a força de nossa Igreja, que no último século tem servido os ucranianos em países remotos. Hoje, estamos querendo nos concentrar no conteúdo e na forma de vida dos religiosos”.

O ‘Sobor’ é uma importante assembleia que reúne bispos, sacerdotes, religiosos e leigos de todas as Eparquias da Igreja Greco-católica da Ucrânia (Ugcc) e se realiza a cada cinco anos.

A população de descendentes de ucranianos no Brasil é de aproximadamente 500 mil, e se concentra principalmente no Estado do Paraná.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo