Saúde

Começa no Rio Campanha Nacional de Doação de Sangue

Preocupados com a falta de sangue, médicos e profissionais de saúde lançaram hoje no Hemorio a Campanha Semana do Doador Voluntário. Panfletos, cartazes e atrações interativas, fazem parte do programa que tem como objetivo aumentar o número de doadores em todo o país.

O objetivo dos hemocentros em todo o país, é aumentar o número de doadores que atualmente não atende a demanda dos hospitais.

Para Neusimar Carvalho da Promoção a Doação de Sangue “doar sangue não é só na semana do doador , a gente precisa de sangue o ano inteiro , então essa é a forma que a gente encontra de chamar mais doador, de agradecer de concientizar e principalmente fidelizar esse doador”.

Atualmente, menos de 2% da população doa sangue no Brasil. Número considerado muito baixo, levando em conta que as emergencias dos hospitais consomem muitas bolsas de sangue diariamente. Pensando exatamente nisso, o motorista Carlos Morais visita constantemente o Hemorio. Para ele, doar sangue faz parte de uma ajuda que amanhã pode se tornar até mesmo pessoal. “A gente não sabe o dia de amanhã , o amanhã pertence a Deus e não a gente , a gente não sabe se vai sair daqui , o que vai acontecer”.

Coordenadores da campanha reclamam da falta de hábito em doar sangue. Muitos doadores só aparecem nos hemocentros quando um parente ou um amigo proximo precisa.

“Muita gente acha que engorda ou que o sangue engrossa , que vai passar mal e a gente explica que a pessoa só vai passar mal mesmo se vier em jejum , e para doar sangue não precisa estar em jejum tem que se alimentar bem”, explica a técnica em enfermagem Vanessa da Costa.

A meta da campanha do Hemorio é coletar duas mil bolsas até domingo. Doar sangue é simples e fácil. Basta ser maior de 18 anos, pesar mais de 50 kilos, estar em boas condições de saúde e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. É fundamental ter no pensamento que doar sangue é levar alegria a quem precisa. Doar sangue é doar vida.

Outras informações podem ser obtidas pelo o telefone 0800 – 282 07 08

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo