Ministério da Saúde

Começa hoje Campanha de Vacinação contra a Rubéola

Começa hoje, 9, a maior campanha de vacinação da mundo, segundo o Ministério da Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola, tem a meta de vacinar 70 milhões de pessoas.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa de vacinação

O lançamento nacional será às 9h, na Policlínica Comunitária de Jurujuba no Rio de Janeiro. A vacinação contra a rubéola vai até o dia 12 de setembro, em todos os municípios brasileiros.

Essa é a maior mobilização já realizada em todo o mundo com o objetivo de imunizar indivíduos adultos. Também hoje, ocorrerá a segunda etapa da vacinação contra a poliomielite. 

A Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, vai contribuir para eliminar do mundo duas das mais importantes doenças, a rubéola e o sarampo, afirmou à Agência Brasil a  virologista Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), conforme a Agência Brasil.

Ela destacou que a rubéola, ao acometer mulheres grávidas que não tenham anti-corpos e sejam suscetíveis ao vírus, pode provocar uma série de doenças nos bebês, como surdez e problemas de desenvolvimento mental. “A gente vê o tamanho da responsabilidade de uma campanha dessas”.

“No cinema, na escola, no ambiente de trabalho. Qualquer pessoa que esteja com essa doença poderá transmiti-la para outra que não esteja protegida. Portanto, todos devem tomar a vacina para estarem protegidos e assim a gente conseguir eliminá-la”.

A campanha pretende imunizar, até o dia 12 de setembro, 70.149.025 homens e mulheres brasileiros na faixa dos 20 aos 39 anos de idade. Em cinco estados (Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Norte), também serão vacinadas crianças a partir de 12 anos, 12 anos, além da população indígena que vive em aldeias.

Todas as doses da vacina para a campanha foram importadas pelo governo federal, informou Marilda Siqueira. A campanha no Rio de Janeiro é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde. A iniciativa é reconhecida pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) como a maior operação de vacinação já efetuada em todo o mundo. O governo brasileiro comprometeu-se junto à OPAS em erradicar a rubéola do país até 2010.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo