A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está promovendo, no período do Advento, a Campanha para a Evangelização, que este ano tem como tema "Discípulos e Missionários". A coleta para a Campanha será organizada em todo o país neste final de semana, 15 e 16 de dezembro.
A Campanha representa um importante instrumento para a edificação do Reino de Deus, pois garante à Igreja os recursos necessários para sustentar esta missão.
.: Entrevista com Cardeal Odilo Scherer sobre a Campanha da Evangelização
"Muitas ações da Igreja no Brasil dependem das ajudas dos católicos de outros países. Por isso, devemos nos engajar mais ainda em sustentar as ações de evangelização da Igreja no Brasil, contando com nossos esforços", afirma Dom Dimas Lara Barbosa, secretário-geral da CNBB, na carta de apresentação da Campanha.
"Nós, que temos fé e recebemos a graça de conhecer e amar Jesus Cristo, lê-se no texto, temos a missão de anunciar esta Boa Nova a todos os que a conhecem".
Assim fazendo, reitera o bispo, "com nossa generosa doação, ajudaremos a Igreja católica a evangelizar mais e melhor". O objetivo principal da Campanha é recordar a todos os batizados seu chamado a evangelizar e colaborar, apoiando as atividades pastorais da Igreja.
A Campanha de Evangelização foi criada pela CNBB iniciou em 1998 e realiza-se cada ano no tempo do Advento, em todo o Brasil. A colaboração dos fiéis é partilhada, solidariamente, entre os organismos nacionais da CNBB, os seus 17 regionais e as dioceses, visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e nos Planos Bienais.
A coleta nacional para a evangelização acontece no 3º Domingo do Advento. O valor angariado pela coleta constitui o Fundo para a Evangelização, que é administrado pela Comissão para Assuntos Econômicos da CNBB e é destinado a apoiar as atividades evangelizadoras em nível diocesano, regional e nacional.
Os recursos arrecadados são destinados da seguinte forma: Dioceses, 45 por cento; Regionais, 20 por cento e Nacional, 35 por cento do total arrecadado.