O 14° Encontro Nacional de Presbíteros (ENPs) teve início na tarde desta quarta-feira, 1°, e segue até o próximo dia 7, no Santuário Nacional.
Esta é a primeira vez que o Conselho Nacional dos Presbíteros (CNP) realiza o encontro em Aparecida (SP).
O encontro tem como tema "A identidade e a espiritualidade do Presbítero no processo de mudança de época" e reúne quase 500 padres de todas as partes do Brasil no Santuário Nacional.
De acordo com o presidente do Conselho Nacional dos Presbíteros (CNP), padre Francisco dos Santos este é um momento propício para convivência, oração e para partilha de experiências entre os representantes de todos os padres do Brasil.
O Documento de Aparecida nos chama a atenção para essa mudança de época que vivemos e nesse encontro queremos fazer uma grande partilha de experiências nesse sentido. A identidade do Presbítero está ligada a identidade de Cristo como pastor e servidor, afirmou padre Francisco.
Padre Francisco lembrou que o encontro será eletivo, quando os presbíteros delegados das dioceses do Brasil escolherão a futura nova presidência da CNP para o quadriênio de 2012 a 2016.
Nesta quinta-feira, 2, os padres participaram da Missa das 9h, no Altar Central, do Santuário Nacional celebrada pelo bispo arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito. Em seguida, as discussões da assembleia ficarão em torno do tema do encontro, cuja reflexão deve ajudar cada presbítero a ter consciência da sociedade em que atua, e assim uma ação ministerial mais eficaz.
A Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) é um organismo ligado a Comissão Episcopal Pastoral da dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).