PRECISÃO

Com supercomputador, INPE promete previsões mais detalhadas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais conta, a partir deste mês, com a operação de um novo supercomputador. Com isso, a meteorologia brasileira vivencia um novo tempo a partir de previsões mais rápidas e detalhadas.

Reportagem de Emerson Tersigni e Messias Junqueira

Historicamente, os avanços da ciência e da meteorologia brasileira passam obrigatoriamente por este Centro de Estudos Climáticos em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo. “Quando eu tinha 22 anos, 1995, o INPE adquiriu o primeiro sistema de supercomputação, chamado RX3. Esse sistema de supercomputação que na época era o que tinha mais de moderno no mundo, se comparado a hoje, ele tem menos memória ram que o seu celular”, contou o coordenador de infraestrutura de dados e supercomputação do INPE, Ivan Barbosa. 

O tempo não pára e as descobertas tecnológicas também avançam de forma acelerada. Uma prova disso é que recentemente um supercomputador passou a fazer parte do dia a dia dos cientistas do INPE.

“Ele vai contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da previsão no tempo médio de tempo e clima fornecida pelo INPE e vai beneficiar diretamente o cidadão brasileiro”, afirmou ele. 

Armazenamento 24 vezes maior, até seis vezes mais potente que o anterior. Com 29.000 processadores, o novo supercomputador do INPE terá a missão de ajudar o Brasil com alertas de desastres mais precisos e antecipados.

“Nós faremos a utilização dessa nova estrutura de supercomputação para a realização de cenários futuros de mudanças climáticas para fornecer ao governo, à sociedade, o poder de ter informações sólidas para o planejamento e adaptação e mitigação de desastres naturais e mudanças climáticas”, explicou o coordenador geral de ciências da Terra do INPE, José Antônio Aravéquia. 

Outra novidade é o aumento no que os especialistas chamam de resolução espacial.

Na prática, fenômenos como chuvas fortes, ondas de calor e ventos intensos em localidades específicas de um município poderão ser monitorados com precisão. 

Quem comemora esta conquista carregada de avanço meteorológico é a Defesa Civil, linha de frente no combate às adversidades climáticas. E é sempre bom recordar. “É importante a população sempre estar seguindo as orientações, tanto da Defesa Civil quanto do Corpo de Bombeiro ou qualquer outro órgão. Estar sempre acompanhando até mesmo as instituições que emitem esses alertas e ficar sempre atento à questão dos alertas fakes também. É, essas antecipações na previsão da meteorologia em questão dos desastres naturais, ela é de grande colaboração”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Cachoeira Paulista, Davi Oliveira.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo