A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, nesta quarta-feira, 1º, uma nota saudando a nomeação do novo bispo de Duque de Caxias (RJ), Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, atualmente bispo de Divinópolis (MG).
Na nota, a CNBB expressou seu desejo de que Dom Tarcísio continue a cumprir o novo desafio missionário confiado a ele pelo Santo Padre. Veja abaixo a íntegra da nota:
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com a nomeação do novo bispo para a diocese vacante de Duque de Caxias (RJ), dom Tarcísio Nascentes dos Santos, transferido da diocese de Divinópolis (MG), onde atuava desde maio de 2009.
Dom Tarcísio fez sua formação teológica e filosófica na Escola Teológica da Congregação Beneditina, e obteve o título de mestre em Teologia, com especialização em Teologia Sistemática no Centrum Academicum Romanum Sanctae Crucis, em Roma. Possui também o título de doutor em Teologia pelo Athenaeum Romanum Sanctae Crucis.
Sua atuação pastoral sempre tem sido bastante profícua, desde o período em que integrou o clero da Arquidiocese de Niterói, onde foi pároco e vice-reitor do seminário diocesano. Desde 2003, é sócio da Sociedade Brasileira de Canonistas.
Na diocese de Divinópolis, teve como marca a busca por cumprir seu lema episcopal “Spes Salvi” (Salvos na Esperança), que recorda o ensinamento de São Paulo na carta aos Romanos (8,24). Desejamos que dom Tarcísio continue a cumprir este bom desejo no novo desafio missionário confiado a ele pelo Santo Padre.
Secretário Geral da CNBB
Leia mais
.: Papa nomeia novo Bispo de Duque de Caxias