Comunhão

CNBB saúda dom Orlando, novo Bispo de Aparecida

Para CNBB, tragetória de dom Orlando Brandes dá esperança de tempo de muita bênção em Aparecida

CNBB

Então arcebispo de Londrina (PR), dom Orlando Brandes foi nomeado pelo papa Francisco para a arquidiocese de Aparecida (SP). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou saudação ao prelado fazendo “orações pelo seu ministério” e enviando “os nossos melhores votos de uma fecunda caminhada junto às comunidades da arquidiocese e aos pés do Santuário Nacional da Mãe Aparecida”.

No texto, a Conferência destaca a trajetória sacerdotal e episcopal de dom Orlando, a qual “nos dá muita esperança de um tempo de muita bênção em Aparecida”. “Seu dinâmico cuidado pastoral em Joinville (SC) e o extraordinário tempo de dedicação à arquidiocese de Londrina (PR) iluminam seus rastros de homem de Deus e pastor incansável”, afirma a entidade.

Dom Orlando Brandes sucede em Aparecida o cardeal Raymundo Damasceno Assis, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco, por motivo de idade. Dom Raymundo foi secretário geral do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Santo Domingo. Na CNBB, ocupou o cargo de secretário geral por dois mandatos consecutivos. O cardeal também presidiu o Celam e a CNBB (2011 a 2015).

Leia a saudação a dom Orlando Brandes

Saudação da CNBB ao novo Arcebispo de Aparecida (SP)

Brasília, 16 de novembro de 2016

Caríssimo Dom Orlando Brandes.

A Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB) se alegra com a nomeação feita por Sua Santidade, Papa Francisco, confiando ao senhor o pastoreio da Arquidiocese de Aparecida (SP). Fazemos nossas orações pelo seu ministério e enviamos os nossos melhores votos de uma fecunda caminhada junto às comunidades da Arquidiocese e aos pés do Santuário Nacional da Mãe Aparecida. 

A trajetória sacerdotal e episcopal que senhor tem percorrido nos dá muita esperança de um tempo de muita bênção em Aparecida. Seu dinâmico cuidado pastoral em Joinville (SC) e o extraordinário tempo de dedicação à Arquidiocese de Londrina (PR) iluminam seus rastros de homem de Deus e pastor incansável.

O lema episcopal escolhido pelo senhor “Dei Enim Sumus Adiutores”, isto é, “Somos operários de Deus” remete à vocação batismal de todos e faz perceber, com maior profundidade, a responsabilidade de cada um na obra evangelizadora da Igreja. Exemplo disso, no ano passado, por ocasião do início das Santas Missões Populares, na Arquidiocese de Londrina, o senhor reconhecia que aquele momento era propício para um grande movimento de evangelização para os “operários de Deus”: “Chegou a hora de sair de casa, ir para a estrada, bater nas portas das casas, estar no meio do povo dedicando atenção especial para com os pobres, os doentes, os aflitos. Ninguém seja esquecido nem excluído”.

Desejamos que a sua estrada continue iluminada por esses santos propósitos. Saudamos o Arcebispo Emérito, o eminentíssimo Cardeal Raymundo Damasceno de Assis, desejando saúde, luz e paz no prosseguimento de sua missão e ao povo de Deus em Aparecida.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo